Integração OpenJUMP com Base de Dados PostGIS

Já está disponível a nova versão OpenJUMP 1.5.1 rev.2721 CORE! A integração ou conexão entre uma base de dados geográfica e software de SIG possibilita a fácil manipulação das informações armazenadas e centralizadas no banco. Neste tutorial aprenderemos como realizar este procedimento com o OpenJUMP.

DOWNLOAD OPENJUMP

Faça o download em:

OPENJUMP E BANCO DE DADOS POSTGIS

PASSO 1: Acesse o menu Arquivo > Abrir…

Menu Abrir Arquivo

PASSO 2: Escolha a opção Data Store Layer. Na sequência use o ícone Gerenciador de Conexões (Gerenciador de Conexões), conforme ilustrado abaixo.

Abrir Arquivo

PASSO 3: Na nova janela, clique em Adicionar…

Será aberta a caixa de diálogo Adicionar Conexão. Observe na imagem abaixo um exemplo de como ela deve ser preenchida.

Adicionar Conexão

Explicando:

Nome: Geoprocessamento – É a denominação da conexão. Pode ser qualquer palavra definida pelo operador da aplicação.

Driver: PostGIS – Indica qual tipo da base de dados. No caso da atual versão do OpenJUMP (1.4.2) essa é a única opção disponível.

Server: localhost – Onde se localiza sua base, neste caso na máquina local.

Port: 5432 – Porta padrão usada pelo PostgreSQL.

Database: geo – Nome do seu banco de dados espacial.

User e Password: Nome do usuário e senha, respectivamente, definidos na instalação do Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD).

PASSO 4: Selecione as tabelas espaciais que deseja importar para visualização no OpenJUMP e clique em terminar. Importe uma tabela por vez.

Selecionar Tabelas

O resultado da integração é ilustrado na imagem abaixo, onde temos duas tabelas, uma representando o Brasil com sua divisão estadual e a unidade federativa do Tocantins.

Resultado

Conseguiram realizar o procedimento? O que acharam deste tutorial? Veja algumas postagens relacionadas com o OJ já publicados:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

3 thoughts on “Integração OpenJUMP com Base de Dados PostGIS

  1. É bom ver que o OpenJUMP continua firme em seus avanços. Ajude esse projeto a crescer produzindo mais tutoriais.
    Obrigado.

    1. Obrigado por seu comentário Charles. Em breve mais tutoriais sobre como realizar outras atividades comuns no OpenJUMP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: