Como Baixar Imagens do CBERS-4A com 2m de Resolução Espacial pelo QGIS

Como Baixar Imagens de 2m de Resolução Espacial no QGIS

Você sabia que é possível fazer o download gratuito de imagens de alta resolução do satélite CBERS-4A usando o software QGIS? Você pode baixar imagens com 2m de resolução espacial usando o plugin CBERS4A Downloader. Vamos te ensinar neste passo a passo o que é necessário para baixar esses arquivos disponibilizados pelo INPE.

Este é o terceiro tutorial de uma série que explica sobre as imagens do CBERS-4A. O primeiro explicou como fazer o download das imagens CBERS-4A pelo catálogo da INPE. No segundo foi explicado como fazer a composição colorida empilhando imagens e a fusão para obter imagens com alta resolução.

PLUGIN CBERS4A DOWNLOADER

Antes de começar a usar a ferramenta carregue para o projeto do QGIS um dado vetorial da sua área de estudo. Neste tutorial vamos usar como exemplo o polígono que define o Distrito Federal, sendo a minha área de interesse a região de Brasília.

Carregue o arquivo e instale o complemento que será utilizado. Para isso navegue pelo menu: Complementos → Gerenciar e instalar complementos.

Na janela aberta você pode pesquisar na caixa de busca o CBERS que irá aparecer este complemento.

Complemento CBERS no QGIS para baixar imagens

Clique no nome do complemento CBERS4A Downloader e depois no botão Instalar Complemento. Clique em close “fechar” quando finalizar a instalação.

Vai observar aparecer um ícone com a bandeira do Brasil e o desenho de um satélite na barra de ferramentas conforme mostra a imagem. Clique neste ícone.

Após a instalação do complemento CBERS4A Downloader no QGIS

Vai abrir na lateral direita da tela um painel. Se aparecer alguma mensagem de erro pode fechar pois ela não irá afetar o uso do programa. Note que tem três abas no painel: Options – Results – Preview. Serão explicadas cada uma delas.

Janela aberta após baixar o complemento CBERS4A no QGIS

Aba Options

Na aba Options ou “opções” você definirá os critérios para que seja buscado no servidor do INPE as imagens que serão baixadas através do servidor do QGIS.

Em Dataset você vai escolher o tipo da imagem que você quer. Estão disponíveis tanto imagens do satélite Amazônia1, que não é o nosso foco no momento, mas também do CBERS-4A. Perceba que depois do nome do CBERS-4A tem indicação da câmera imageadora: MUX, WFI e a WPM. Recomendo que você selecione a câmera WPM nível 4, que é a que possui maior processamento. Conforme a imagem.

CBERS4A Downloader options
Na sequencia as coordenadas que aparecem (Norte, Leste, Oeste, Sul) indica qual é o retângulo envolvente da área que aparece na visualização, não é apenas do polígono mas de toda a área em volta.

Complemento no QGIS para baixar imagens do CBERS4A

Se você diminuir ou aumentar, automaticamente pelo nível de zoom ele também mudará as coordenadas do retângulo. Então ele não está considerando apenas o limite da camada mas tudo que está aparecendo entorno.

Informe a data de início e a data final para que possa buscar as imagens. Por padrão, ele coloca o intervalo de um mês mas você pode alterar à vontade. Neste exemplo procurei de 2021-09-01 até 2021-10-01.

Complemento no QGIS para baixar imagens CBERS4A
Depois defina qual o percentual máximo de nuvens que deseja para cobertura daquela região. No caso utilizei o padrão de 10%. E defina o número de cenas que apresente na aba resultados ou results. Neste caso deixei o padrão que é 100.

Porcentagem de nuvens e quantidade de cenas
Em seguida tem a parte de Credenciais, onde deve informar o e-mail cadastrado no site do INPE. É importante que esteja logado na plataforma do INPE. (No primeiro tutorial foi ensinado como realizar o registro na plataforma do INPE).

Depois em Output Folders indique qual pasta será salva. Por fim, clique no botão Search para buscar as imagens.

Parte final do complemento no QGIS para baixar imagens do INPE

Aba Results

Neste exemplo foram identificadas três imagens.
Imagens CBERS4A no QGIS aba Results
Vamos entender o que está escrito nestas imagens. Primeiro ele indica que são do CBERS4A, segundo mostra WPM que é a indicação da câmera imageadora e terceiro temos a data. No exemplo as três imagens são 2021-09-21 (ano-mês-dia).

Aba Preview

Ao selecionar qualquer uma das imagens na aba Preview já mostra uma pré-visualização da nossa imagem.

Aba Preview com imagens CBERS4A

Clique no botão Footprint,  aparecerá a identificação da localização da imagem.

Indicando o botão Footprint

Diminuindo o nível de zoom vai mostrar a localização da imagem em relação a sua área de estudo. O programa pega imagens que estão fora da região do polígono mas que estão na tela de visualização do QGIS.

Caso a imagem selecionada esteja fora da localização desejada, retorne a Aba Results e selecione a próxima imagem para verificar se está nos critérios escolhidos. Se a imagem for da área de seu interesse é só baixar.

Tem a opção ALL para baixar todas as imagens, tanto a banda PAN que tem 2m de resolução espacial como a banda do vermelho, verde e azul visíveis e a do infravermelho. Ou pode selecionar as imagens de forma individualizada.

Baixar imagens CBERS4A no QGIS

No exemplo escolhemos a opção ALL, baixar todas as imagens. Em seguida clica em Download.

Será indicado o percentual do processo que esta baixando as imagens. Este processo pode demorar algum tempo dependendo da sua conexão com a internet.

Ao concluir o processo aparece a mensagem Finished. Clique no botão Add Image(s) para carregar no projeto as imagens originais.

Processo de download de imagens finalizado
Na imagem a seguir você vê um exemplo dos dados carregados no QGIS.

Imagem do CBERS4A baixada no QGIS

 

Em seguida pode aplicar o contraste para melhorar a visualização. Daqui em diante pode realizar os procedimentos explicados no post passado sobre fazer a composição colorida e a fusão de imagens.

O que acharam do nosso passo-a-passo? Conseguiram fazer?

QUER VER ESSE CONTEÚDO EM VÍDEO?

Preparamos um vídeo detalhado sobre este procedimento explicando como baixar imagens de alta resolução do satélite CBERS-4A usando o software QGIS.

Assista abaixo ou em nosso canal YouTube. E não esquece:

De nos seguir no Instagram: @clickgeo.cursos

Se inscrever em nosso Canal: ClickGeo


Ficou com alguma dúvida sobre o procedimento? Deixe aqui nos comentários!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: