Geotecnologias aplicadas ao Semiárido

Geoprocessamento para SemiaridoEntre os dias 15 e 21 de outubro tivemos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2012, que teve como tema principal “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Nos dias 16 e 17 tive a oportunidade de apresentar por três vezes a palestra Geotecnologias aplicadas ao Semiárido. Nesta matéria disponibilizo para vocês a apresentação de slides e comento um pouco mais sobre as aplicações do Geoprocessamento neste nicho.

Conforme definido em seu próprio site oficial, a finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ele possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

GEOPROCESSAMENTO DIRECIONADO AO SEMIÁRIDO

A palestra foi apresentada na terça-feira (16) nas escolas estaduais Severino Cabral e Sólon de Lucena, em Campina Grande/PB e no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), para alunos do campus de Afogados de Ingazeira/PE.

O objetivo da palestra consistiu em mostrar para os alunos a importância do Geoprocessamento e suas tecnologias no tratamento da informação espacial para o conhecimento das características do Semiárido brasileiro, contexto geográfico no qual eles mesmos estão inseridos.

Além de destacar as tecnologias e ferramentas que o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), onde trabalho, tem utilizado para construção do futuro Sistema de Gestão do Conhecimento sobre o Semiárido Brasileiro (SGK/SAB), tais como o Quantum GIS (QGIS), PostGIS e MapServer, também foi comentado aspectos de recursos que ainda podem ser incluídos em nossa grande, como o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT).

No site do INSA foi publicada uma nota sobre a realização das palestras: Alunos de escolas públicas conhecem Geotecnologias durante SNCT.

Você pode fazer o download gratuito da versão em PDF desta apresentação a partir do link a seguir:

  • [download id=”42″]

Deixem seus comentários sobre a aplicação de Geotecnologias em vários níveis em benefício do Semiárido ou qualquer outra observação pertinente.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

2 thoughts on “Geotecnologias aplicadas ao Semiárido

  1. Danilo Fonteles disse:

    Olá! Bom dia!
    Não consegui achar o link sobre o semiárido, para baixar. Como faço? Teria como enviar para esse meu email? É para conclusão de monografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: