A geração de mapas temáticos é uma atividade plenamente comum na grande maioria dos projetos de Geoprocessamento. É interessante considerarmos como realizar este procedimento utilizando um software livre de SIG, neste caso o gvSIG. Em um tutorial anterior sobre este programa mostrou-se como visualizar um arquivo vetorial. Agora, veremos como gerar um mapa temático básico.
Usaremos em nosso exemplo um shapefile que representa a divisão municipal do estado da Paraíba, Brasil. Clique aqui para fazer o download do dado geográfico.
COMO FAZER UM MAPA TEMÁTICO
Antes de mais nada, é necessário entender que para gerarmos um mapa temático utilizando-se de um software de SIG, é necessário que na tabela de atributos do arquivo vetorial exista um campo (coluna) que trate do aspecto a ser representado.
Neste modelo, o tema de nosso mapa será relacionado ao índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) nos 223 municípios do estado da Paraíba no ano 2000. Na tabela de atributos, o campo relacionado com este tema é IDHM_2000.
Se você seguir de perto os passos mostrados no tutorial, seu resultado provavelmente será semelhante ao mostrado na imagem abaixo.
Para baixar o tutorial completo sobre geração de mapas temáticos com o gvSIG, no formato PDF, acesse:
-
[download id=”46″]
Outras matérias informativas e tutoriais sobre o gvSIG que poderão ser úteis para você:
O que acham de deixar seus comentários?
2 respostas