Artigo: Integração do software i3Geo com o gvSIG

Nas publicações da III Jornada Latinoamericana e do Caribe do gvSIG podemos encontrar um interessante artigo, escrito por Edmar Moretti, sobre o uso do software i3Geo integrado ao programa gvSIG. O i3Geo é um aplicativo para a criação de mapas interativos para internet que baseia principalmente no Mapserver. Qual o objetivo da integração do i3Geo com o gvSIG?

Conforme explicado no resumo do artigo, a integração do i3Geo com o gvSIG objetiva facilitar a administração de Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) e oferecer um ambiente integrado aos usuários finais.

Para isso foram implementadas duas formas de integração: um plugin para o gvSIG e uma classe em PHP para o i3Geo. Em conjunto, o i3Geo e o gvSIG oferecem uma solução bastante completa para o processamento e disponibilização e dados geográficos.

INTEGRAÇÃO ENTRE GVSIG E I3GEO

USO DE PLUGIN

De acordo com o artigo, se uma camada no i3Geo é montada com base em uma conexão com um banco de dados PostGIS, no gvSIG essa camada fará a mesma conexão. No entanto, o usuário pode optar por acessar os dados por meio de um Web Service no padrão WMS, fazendo uso do gerador de serviços OGC disponível no i3GEO.

Plugin do i3Geo para o gvSIG
Plugin do i3Geo para o gvSIG

GVSIG2MAPFILE

Para o i3Geo foi desenvolvida uma classe em PHP que faz a tradução do arquivo de projeto, de extensão GVP para um arquivo mapfile que pode então ser lido pelo i3Geo. Na prática o usuário pode construir um projeto gvSIG e publicar um mapa na web com base no i3Geo.

Exemplo de camada existente em um projeto gvSIG
Exemplo de camada existente em um projeto gvSIG
Exemplo de publicação no i3Geo
Exemplo de publicação no i3Geo

Com certeza você deseja ler na íntegra este interessante artigo de oito páginas, preparado pelo pai do i3Geo. Faça o download no link abaixo:

Moretti comenta em suas conclusões que as opções existentes de integração entre o i3Geo eu o gvSIG possibilitam que se aproveite características desses dois softwares de forma que um complemente o outro.

Os usuários finais e os administradores de IDEs são os maiores beneficiados com isso, uma vez que a publicação de mapas fica facilitada e o acesso aos dados corporativos se dá de uma forma mais organizada e padronizada.

Leia nos links abaixo mais matérias sobre i3Geo e gvSIG:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

One thought on “Artigo: Integração do software i3Geo com o gvSIG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: