Método Geoestatístico para Modelagem Ambiental

ArcGIS e Método Geoestatístico para Modelagem AmbientalO artigo que vamos divulgar aqui tem como objetivo utilizar ferramentas de Geoestatistica para modelar a variabilidade espacial dos dados e aplicar algoritmo Krigagem Indicativa para mapear a distribuição de mercúrio e matéria orgânica.

ANÁLISE GEOESTATÍSTICA E KRIGAGEM

O artigo Método geoestatístico para modelagem ambiental de poluentes em sistemas lacustres – Amazônia Ocidental foi publicado no XIII SBSR.

A geoestatística se fundamenta na teoria das variáveis regionalizadas. O semivariograma experimental é a ferramenta geoestatística que permite avaliar o comportamento espacial da variável regionalizada ou de seus resíduos e demonstra o tamanho da zona de influência em torno de uma amostra;  a anisotropia; e a continuidade ou não na origem.

A entrada de dados foi organizada no ArcGIS de forma a receber fontes de dados raster, uma imagem RGB LANDSAT TM 7, dados de GPS coletados em campo e dados vetoriais obtidos através da digitalização de imagens.

Método geoestatístico para modelagem ambiental de poluentes em sistemas lacustres

A análise variográfica foi realizada a partir do módulo Geoestatistical Wizard do ArcGIS que consistiu no cálculo de semivariogramas experimentais para as variáveis, matéria orgânica e mercúrio.

Definiu-se então no ArcGIS um modelo teórico de semivariograma para representar a variabilidade espacial da variável por indicação.

DOWNLOAD SOBRE MODELAGEM AMBIENTAL

A Geoestatística mostrou ser uma ferramenta eficaz na modelagem ambiental de poluentes em sedimentos de lagos. Para fazer o download do artigo na íntegra, basta clicar no link abaixo.

Temos outros materiais, inclusive apostilas que podem ser úteis em seu estudo sobre Geoestatística:

Aguardamos seus comentários.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

One thought on “Método Geoestatístico para Modelagem Ambiental

  1. Ficou Show..!( LANÇAMENTO DO MEU NOVO SITE ! ) Olá pessoal tudo bem com vcs ? Quero Convidar vocês para visitar meu novo site de cursos on-line…lá tbm tem várias …Oferta Prêmio para vcs…Já Agradeço suas visitas…aproveite essa Oferta Prêmio…para esse mês de lançamento. Se alguém quiser tirar duvidas me chame ( whatsapp 91 981463003 ) Eu e minha equipe estaremos tirando todas as dúvidas de vcs…um abraço e valeu..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: