OpenJUMP – Estatísticas de um Campo com Sextante

OpenJUMP - SextanteImagine a situação onde, por alguma razão específica, você deseja realizar pequenas análises estatísticas sobre uma determinada variável que está expressa na tabela de atributos de seu dado geográfico. O módulo Sextante, presente em programas de Geoprocessamento como o gvSIG e Kosmo SIG permite realizar esta atividade de forma bem simples. Neste tutorial aprenderemos como obter estes valores no ambiente do aplicativo OpenJUMP.

FERRAMENTA BASIC STATISTIC NO OPENJUMP

Você já conhece o software OpenJUMP? Independente de sua resposta para esta pergunta, recomendo que não deixe de ler as matérias listadas abaixo:

Nos links acima você poderá obter informações sobre como fazer o download de sua cópia gratuita do OpenJUMP, que por sinal possui uma versão portátil (portable) e outra para instalação.

Neste tutorial iremos utilizar um shapefile do Estado de Alagoas. Em sua tabela de atributos há um campo chamado TAXA_ABC, sobre o qual realizaremos o processo.

Shapefile de Alagoas

Após inicializar o programa, acesse o menu Sextante.

Extensçao Sextante

Acesse o algorítmo Basic Statistics, você pode tanto usar a ferramenta de busca disponibilizada na janela ilustrada abaixo ou navegar pelo conjunto de ferramentas classificadas como Tools for Vector Layers.

Sextante: Basic Statistic

Selecione a camada sobre a qual a operação será aplicada. Informe qual o campo que será analisado (TAXA_ABC) neste caso.

Basic Statistics

A imagem a seguir ilustra o resultado gerado pelo módulo Sextante. É algo simples, mas pode ser muito útil.

Estatísticas Geradas pelo OpenJUMP

O que acharam? Gostariam de mais tutoriais sobre o OpenJUMP? Deixem seus comentários neste sentido.

Há outros softwares de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) bastante interessantes e que talvez você ainda não conheça. Por exemplo:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

2 thoughts on “OpenJUMP – Estatísticas de um Campo com Sextante

  1. Arlindo Corrêia disse:

    Caro Anderson,

    Gostei muito da sua publicação, faz tempo que não utilizo o OpenJump e desconhecia a integração com o Sextante, depois de ler essa informação farei novos testes no software.
    Atenciosamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: