OpenLayers – Tutoriais em Português

O OpenLayers (OL) é uma biblioteca open source JavaScript que pode ser usada para disponibilizar/exibir dados geográficos na internet. Você gostaria de aprender a trabalhar com o OL e sua rica API para construção de aplicações geograficas? Então não deixe de ler esta postagem até o final e conferir todos os links indicados.

O OL pode obter dados de diversos recursos, tais como os padrões do OGC Web Map Service (WMS), Web Feature Service (WFS) bem como Google Maps, OpenStreetMap, Bing Maps, MapServer, GeoServer e muitos outros. Possui ainda  suporte à GeoRSS, navegação via mouse e pelo teclado, adição de marcadores e seleção de layers! Realmente recursos importantes, concorda?

UM PROJETO DA OSGEO

Desde novembro de 2007 o OL virou um projeto da OSGeo (Open Source Geospatial Foundation). O Fernando Quadro publicou há algum tempo em seu blog uma série de tutoriais e matérias, e indicou links interessante sobre o Open Lauers. Reproduzo abaixo parte do conteúdo disponibilizado por ele:

Parabéns ao Fernando Quadro pela iniciativa de produzir esta documentação básica em português sobre o Open Layers. A comunidade agradece por esta sua contribuição.

Aproveite para ler as seguintes postagens relacionadas com nosso tema de hoje:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

7 thoughts on “OpenLayers – Tutoriais em Português

  1. Boa dia Anderson, fiquei com algumas dúvidas!
    Quero montar uma aplicação web para disponibilizar para alguns clientes, os mapas de suas propriedades, que são trabalhados no ArcGis. Pensei um utilizar para isso o Mapserver, por dar preferência ao desenvolvimento em php. O OpenLayers seria uma opção ao Mapserver ou são utilizados para fins distintos? Podem ser integrados?

  2. Rodrigo Luciano disse:

    Boa tarde Anderson… Estou consultado os links do tutorial da openlayers e estão todos fora do ar ! tem algum outro lugar para o acesso ?

    1. Oi Rodrigo, como vai? Este é um erro temporário do servidor.
      Depois ele deve voltar normalmente. Tente posteriormente.
      Abraço!

  3. Olá tenho um site no blosgpot e gostaria de utilizar a api do openmaps ai descobri o openlayers que na teoria faria isso muito bem, o problema é como usá-lo e passá-lo para o site do blogspot, pois o mesmo só aceita embed como widgets, como prossigo? pois quero usar o mapa gratuito sem fazer alteração mas no site clicando em exportar no canto superior ele só da a opção de um marcador, gostaria de botar mais de um, tenho mesmo que usar a api? E se tenho, como presseguir? Abs e obrigado.

  4. Era disso o que eu estava precisando, muito obrigado por essa dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: