PDI para Mapeamento Geológico com ENVI

PDI para Mapeamento Geológico com ENVI

A apostila Processamento digital básico de imagens de sensores ópticos para uso em mapeamento geológico foi elaborada por uma colaboradora do Serviço Geológico do Brasil. Ela consiste em um material de grande qualidade e que serve como um excelente guia para quem deseja aprender mais PDI com o uso do programa ENVI.

APOSTILA COM TUTORIAL SOBRE ENVI

A autora da apostila sobre PDI, elaborada em 2005, é Mônica Mazzini Perrotta. O material é muito bem detalhado e ilustrado e tem um total de 43 páginas.

Os tópicos do sumário estão organizados nas seguintes unidades: Pré-processamento e visualização de imagens; realces no domínio espectral e realces no domínio espacial.

Tutorial de PDI para Mapeamento Geológico com ENVI

Apenas para citar alguns dos intens abordados, podemos destacar: mosaico e recorte de imagens de interesse; correção atmosférica; transformações do tipo IHS; modelagem topográfica – sombreamento de relevo e visualização 3D.

DOWNLOAD DA APOSTILA

No fim da apostila você encontrará algumas sugestões de referências bibliográficas para consulta complementar em seus estudos. O download de sua cópia deste material gratuito poderá ser feito a partir do link abaixo:

Vale lembrar que também temos em nosso site um material sobre cartografia geomorfológica com ArcGIS e ENVI.

MATERIAL GRATUITO SOBRE PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS

Os materiais abaixo listados apresentam aspectos teóricos e práticos sobre tratamento digital de imagens de sensoriamento remoto com uso de diferentes ferramentas de Geoprocessamento. Todos eles também são gratuitos:

Aguardamos agora os seus comentários sobre este material.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: