Você sabe o que é e para que serve um Memorial Descritivo? Sabia que o QGIS possui um complemento que pode ser utilizado para desenhar linhas ou polígonos com base em Azimutes e Distâncias? Neste tutorial abordaremos este assunto.
O QUE É UM MEMORIAL DESCRITIVO
No contexto que estamos tratando aqui, memorial descritivo é um documento técnico que descreve um determinado imóvel a partir de um ponto de coordenada inicial e seus demais vértices com base em azimutes (ângulos medidos no plano horizontal a partir do Norte) e distâncias estabelecidas.
No QGIS há um interessante complemento que gera feições gráficas com base em dados de azimute e distâncias que podem estar informados em um memorial.
Instale o Azimuth and Distance Plugin e siga o passo a passo abaixo para exercitar o uso desta ferramenta.
TUTORIAL DO AZIMUTH AND DISTANCE PLUGIN
O plugin Azimuth and Distance tem por objetivo criar linhas ou polígonos com base em azimutes e distâncias informadas pelo usuário. Após a instalação do complemento, ele estará disponível no menu Complementos → Topography.
Na janela que será aberta podemos optar por criar as linhas ou polígonos em um layer ativo (que deverá estar em modo de edição) ou então em uma camada salva na memória temporária, que é o que faremos neste exemplo.
Caso você não saiba a coordenada do ponto de partida (Starting point), clique em Capture from Map, depois escolha e clique sobre a área de visualização do QGIS em um ponto de partida para os ângulos de azimute e distância.
O QGIS irá reconhecer um ponto de partida, gravando as coordenadas desta localização.
Depois, em Next vertex, digitamos os novos valores de azimute e distância. Conforme ilustrado abaixo, o primeiro novo valor de azimute informado foi 42° 40’ 35” (quarenta e dois graus, quarenta minutos e trinta e cinco segundos). A distância dada foi de 45 metros.
Perceba na imagem a seguir que a notação de azimute que é reconhecida pelo programa funciona da seguinte forma do exemplo na imagem: 42° 40’ 35” = 42D 40’ 35.
Ou seja, O “D” equivale ao sinal de grau. A aspa simples corresponde ao indicador de minutos e não colocamos nada para representar os segundos.
Depois, não esqueça de clicar sobre Add to Bottom. Note ainda na imagem acima que os valores escolhidos passarão a compor uma lista na área chamada Segment List.
Tente preencher sequencialmente a lista com os valores de azimute e distâncias indicados na tabela da imagem abaixo. Depois clique em Draw (lápis verde).
A linha criada nesta operação ficou com a seguinte aparência:
Esta camada criada ainda é um arquivo temporário que pode ser salvo de forma permanente em um formato vetorial de sua preferência.
O que achou desta dica? Deixe seus comentários sobre o que achou deste tutorial. Em breve iremos publicar um outro tutorial sobre o plugin complementar a este: o Azimuth and Distance Calculator.
Aproveite para ver os seguintes conteúdos relacionados com o QGIS:
- Como gerar Buffer no QGIS usando Plugin MMQGIS
- Como Usar o Complemento AutoTrace do QGIS
- NumericalDigitize – Crie pontos a partir da inserção manual de Coordenadas no QGIS
Em caso de dúvida, entre em contato conosco.
3 respostas
Deu certíssimo! valeu Anderson!! sempre disseminando conhecimento de qualidade
O meu nao gera o traçado, talvez tenha faltado algum detalhe
Olá! Segui seu passo a passo para o memorial descritivo e no final ele não gera o traçado, dá o seguinte erro: ATTRIBUTEerror: ‘NONEtype’ object has no SetIsAddDialog
Você sabe me dizer o que estou fazendo errado? Uso o 2.2.0 Valmiera
Obrigada!!