QGIS: Como utilizar o Azimuth and Distance Plugin

Tutorial de QGIS: Como utilizar o Azimuth and Distance Plugin

Você sabe o que é e para que serve um Memorial Descritivo? Sabia que o QGIS possui um complemento que pode ser utilizado para desenhar linhas ou polígonos com base em Azimutes e Distâncias? Neste tutorial abordaremos este assunto.

 

O QUE É UM MEMORIAL DESCRITIVO

No contexto que estamos tratando aqui, memorial descritivo é um documento técnico que descreve um determinado imóvel a partir de um ponto de coordenada inicial e seus demais vértices com base em azimutes (ângulos medidos no plano horizontal a partir do Norte) e distâncias estabelecidas.

No QGIS há um interessante complemento que gera feições gráficas com base em dados de azimute e distâncias que podem estar informados em um memorial.

Instale o  Azimuth and Distance Plugin e siga o passo a passo abaixo para exercitar o uso desta ferramenta.

TUTORIAL DO AZIMUTH AND DISTANCE PLUGIN

O plugin Azimuth and Distance tem por objetivo criar linhas ou polígonos com base em azimutes e distâncias informadas pelo usuário. Após a instalação do complemento, ele estará disponível no menu Complementos → Topography.

Na janela que será aberta podemos optar por criar as linhas ou polígonos em um layer ativo (que deverá estar em modo de edição) ou então em uma camada salva na memória temporária, que é o que faremos neste exemplo.

Caso você não saiba a coordenada do ponto de partida (Starting point), clique em Capture from Map, depois escolha e clique sobre a área de visualização do QGIS em um ponto de partida para os ângulos de azimute e distância.

Janela Azimuth and Distance Plugin

O QGIS irá reconhecer um ponto de partida, gravando as coordenadas desta localização.

QGIS: Ponto de Partida da Geometria

Depois, em Next vertex, digitamos os novos valores de azimute e distância. Conforme ilustrado abaixo, o primeiro novo valor de azimute informado foi 42° 40’ 35” (quarenta e dois graus, quarenta minutos e trinta e cinco segundos). A distância dada foi de 45 metros.

Perceba na imagem a seguir que a notação de azimute que é reconhecida pelo programa funciona da seguinte forma do exemplo na imagem: 42° 40’ 35” = 42D 40’ 35.

Azimute e Distância no QGIS

Ou seja, O “D” equivale ao sinal de grau. A aspa simples corresponde ao indicador de minutos e não colocamos nada para representar os segundos.

Depois, não esqueça de clicar sobre Add to Bottom. Note ainda na imagem acima que os valores escolhidos passarão a compor uma lista na área chamada Segment List.

Tente preencher sequencialmente a lista com os valores de azimute e distâncias indicados na tabela da imagem abaixo. Depois clique em Draw (lápis verde).

QGIS: Como utilizar o Plugin Azimuth and Distance

A linha criada nesta operação ficou com a seguinte aparência:

QGIS: Como utilizar o Azimuth and Distance Plugin

Esta camada criada ainda é um arquivo temporário que pode ser salvo de forma permanente em um formato vetorial de sua preferência.

O que achou desta dica? Deixe seus comentários sobre o que achou deste tutorial. Em breve iremos publicar um outro tutorial sobre o plugin complementar a este: o Azimuth and Distance Calculator.

Aproveite para ver os seguintes conteúdos relacionados com o QGIS:

Em caso de dúvida, entre em contato conosco.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

3 thoughts on “QGIS: Como utilizar o Azimuth and Distance Plugin

  1. Deu certíssimo! valeu Anderson!! sempre disseminando conhecimento de qualidade

  2. hugo leonardo trindade soares disse:

    O meu nao gera o traçado, talvez tenha faltado algum detalhe

  3. Olá! Segui seu passo a passo para o memorial descritivo e no final ele não gera o traçado, dá o seguinte erro: ATTRIBUTEerror: ‘NONEtype’ object has no SetIsAddDialog
    Você sabe me dizer o que estou fazendo errado? Uso o 2.2.0 Valmiera
    Obrigada!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: