QGIS: Separação de Bandas Espectrais pela Calculadora Raster

Separação de Bandas Espectrais com Software QGIS

Um dos pontos fortes do QGIS é que ele oferece diferentes caminhos para realização de boa parte das tarefas de Geoprocessamento. Neste tutorial vamos analisar como fazer a divisão de bandas espectrais de uma composição RGB. Para este procedimento usaremos a calculadora raster.

Este tutorial também está disponível em formato de vídeo.

Inscreva-se gratuitamente em nosso Canal no Youtube. Assim você receberá todos os novos vídeos em seu e-mail.

EXEMPLO DE USO DO RASTER CALCULATOR NO QGIS

Antes de iniciar as explicações deste tutorial é interessante que você recapitule os dois artigos indicados a seguir. No primeiro ensinamos como gerar uma composição RGB no QGIS e no segundo apresentamos como realizar a separação ou divisão das bandas espectrais através de um outro método:

Neste exemplo, temos uma composição RGB – 321 de um recorte de imagens Landsat 7. Queremos dividir os dados matriciais usados neste raster composto de forma a obter cada banda em separado.

QGIS: Separação de Bandas Espectrais pela Calculadora Raster

Para isso, acesse o menu Raster → Calculadora Raster….

Como usar o Raster Calculator no QGIS

Na janela que será aberta note, inicialmente, o quadro Bandas Raster. Nessa área é onde o programa indica quais as bandas que formam a composição colorida RGB. No nosso exemplo vamos escolher para a extração a banda 3, destacado na figura.

Em camada resultante, escolha onde será gravado o arquivo matricial gerado com esta operação. Note que o formato padrão para a camada de saída é o GeoTIFF.

Dê um duplo clique no nome da banda que deseja extrair. Neste caso, RGB_321@3, conforme a figura abaixo. Nome que o nome da banda aparece na “Calculadora de expressão raster”. Por fim, basta clicar em OK.

Como Separar Bandas pela Calculadora Raster no QGIS

A imagem a seguir ilustra o resultado obtido com este processo. É tudo muito simples, mas extremamente útil. Para separar as demais bandas, basta repetir a sequência explicada acima.

Tutorial: Separação de Bandas Espectrais pela Calculadora Raster no QGIS

Entendeu o processo? Ficou com alguma dúvida? Gostou do tutorial? Por favor, deixe seus comentários.

Outras dicas quentes sobre o software QGIS e suas aplicações:

Logo teremos novos tutoriais sobre este robusto programa para Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Aguardem!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

2 thoughts on “QGIS: Separação de Bandas Espectrais pela Calculadora Raster

  1. Paulo César F H Cavalcanti disse:

    Boa Noite Anderson as bandas 1, 2, 3 e 4 correspondem a o que exatamente?
    Eu gostaria de saber qual delas representa o Vermelho, o Azul o e Verde e o Infravermelho próximo ?

  2. JOEL PENA FERNANDES disse:

    gostaria de receber em PDF, o novo material de sensoriamento remoto da Evelin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: