Revista Fonte: Tecnologia da Informação e Software Livre

Revista Fonte: Tecnologia da Informação e Software Livre

Na sua opinião, você domina os principais conceitos ligados à tecnologia da informação (TI)? Claro que não se exige um conhecimento extremamente profundo daqueles que não são profissionais da área de TI, mas sempre é bom que nós, que trabalhamos com Geotecnologias, tenhamos uma boa bagagem de conhecimento sobre este tema. A publicação que vou apresentar para vocês é uma rica fonte de conceitos e artigos que podem nos ajudar neste sentido.

A REVISTA FONTE

Você já conhece a Revista Fonte? Ela é publicada desde o final do ano de 2004 e distribuída gratuitamente no formato PDF. Até aqui foram lançadas treze números, sendo o mais recente de dezembro de 2013.

Revista FONTE

Todas as edições estão disponíveis no portal da Prodemge, que é a empresa de tecnologia da informação do governo de Minas Gerais (MG), Brasil.

ARTIGOS SOBRE TI E SOFTWARE LIVRE

A lista abaixo apresenta os títulos das séries de capa das edições já disponíveis da Revista Fonte, começando da mais antiga para a mais recente.

  • Ed. 01 – Certificação Digital: Soluções e desafios
  • Ed. 02 – Software Livre: Nos trilhos do código aberto
  • Ed. 03 – Convergência Digital
  • Ed. 04 – Aplicações em TI
  • Ed. 05 – Tecnologia e Gestão
  • Ed. 06 – O mundo em rede
  • Ed. 07 – Segurança da informação
  • Ed. 08 – A educação e as novas tecnologias digitais
  • Ed. 09 – Horizontes da Virtualização
  • Ed. 10 – Gestão do Conhecimento
  • Ed. 11 – Redes Sociais
  • Ed. 12 – Segurança da Informação em Rede
  • Ed. 13 -Tecnologias Inovadoras

É importante destacar que cada uma das revistas aborda outros temas além dos destacados na capa e listados nos tópicos acima. Por exemplo, com certeza você também gostará de ler matérias tais como “O corpo como tecnologia”, na edição 11, e “Software Livre x Software Proprietário” e “Propriedade intelectual e democratização do conhecimento” publicados na edição 2.

Na edição 2 há ainda um artigo com uma comparação entre os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD) com extensão espacial (PostGIS, MySQL e Oracle).

DOWNLOAD DA REVISTA FONTE

Para acessar a página de download de todas as edições desta interessante revista, clique no link abaixo.

O que você achou dessa revista sobre tecnologia e software livre? Já conhece a Revista brasileira que publica exclusivamente sobre tecnologia open source para Geoprocessamento (Revista FOSSGIS Brasil)?

Deixem seus comentários sobre estas publicações, com suas sugestões ou outras observações. Caso tenha alguma dica de leitura, indique, por favor. Leia também:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

2 thoughts on “Revista Fonte: Tecnologia da Informação e Software Livre

  1. Olá Anderson,
    Pelo que vi nos números que baixei, a qualidade dessa revista realmente é excelente. Pena que tenha uma periodicidade tão longa, praticamente anual.
    Forte abraço e vamos em frente.

    1. Obrigado Geovane pelo comentário. Realmente seria excelente se esta revista tivesse uma menor periodicidade.
      Forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: