Descrição Técnica do Formato Esri Shapefile

Descrição Técnica do Formato Esri Shapefile

Você sabia que há um documento oficial produzido por esta desenvolvedora que detalha a descrição técnica do shapefile? Sempre é bom ter este documento em mãos (mesmo que em meio digital) para uma consulta que se fizer necessária.

O shapefile é o formato vetorial mais amplamente utilizado no mundo inteiro. Você provavelmente já utilizou por inúmeras vezes este formato que foi originalmente desenvolvido pela empresa Esri, criadora do ArcGIS.

ARCGIS – O SOFTWARE DESKTOP GIS DA ESRI

O primeiro software para Sistemas de Informações Geográficas (SIG) que ofereceu suporte ao shapefile foi, logicamente, o ArcGIS.

Separamos abaixo alguns links que podem lhe ajudar a começar a construir ou ampliar seus conhecimentos sobre este programa:

Hoje o formato shapefile é suportado por diversos programas de Geoprocessamento, como o Quantum GIS, SuperGIS, gvSIG, entre tantos outros.

CONHEÇA MELHOR O FORMATO SHAPEFILE

É digno de nota que o shape é considerado praticamente um formato universal, embora já esteja defasado tecnologicamente e não seja mais a melhor opção de armazenamento de dados geográficos em estruturas vetoriais (Dica: Pesquise sobre bancos de dados geográficos).

Descrição Técnica do Formato Esri Shapefile

Faça o download do material (34 páginas) elaborado em 1998 pela Esri, utilizando o link abaixo:

Agora, aguardamos seus comentários sobre esta dica de hoje.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

9 thoughts on “Descrição Técnica do Formato Esri Shapefile

  1. Robson Gomes disse:

    bom dia Anderson medeiros tenho uma empresa em agua boa mt de licenciamento ambiental porem eu teceiriso o serviços de mapas vc nao tem um curso individual para essa finalidade tenho interesse em aprender fazer os mapas ta me saindo muito caros kkk

  2. Olá Anderson…
    Sou formado em geologia, gostaria dar continuidade à minha formação na área de geoprocessamento.
    Será podes me ajudar neste sentido?

  3. Diego Marques disse:

    Boa Tarde

    Anderson, preciso de um softawer que converta arquivo Excel em Shape. Me indica algum?

    1. Marco Antonio disse:

      Importe para o ArcGis ou QGIS diretamente. Observação importante você precisa ter as colunas com a posição geográfica dos pontos (x, y, seja geográfica ou plana, isso vc vai informar no software). É importante saber a projeção, etc…
      Não precisa de um software específico.

  4. Anderson

    Desenvolvi uma aplicação no Google e sei como criar um KML (pt,Linha e area), estudei esse formato.

    Mas tenho que salvar esse KML gerado na página em SHP.

    tem algum “pgm” que posso adicionar/ativar na página para fazer isso, assim eu posso salvar na pasta em SHP.

    Ou seja converter KML em SHP na própria página

    Obrigado antecipadamente

    abçs

    Gilson

  5. Maurílio Queirós Nepomuceno disse:

    Se o formato shapefile está defasado, qual seria então o melhor formato para substitui-lo e porque?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: