Como associar uma Fotografia com uma Geometria no QGIS (Hiperlink)

Como Fazer Hiperlink QGIS

Você sabia que é possível associarmos uma imagem (fotografia) com uma feição geométrica de uma base cartográfica vetorial? Esse recurso é conhecido como Hiperlink ou Hotlink. Será explicado como realizar este procedimento usando o software QGIS na versão 3.16!

Como associar uma Fotografia com uma Geometria no QGIS (Hiperlink)

Esse tipo de processo pode ser realizado na grande maioria dos softwares de Geoprocessamento. Aqui será explicado como realizar no QGIS. Mas é importante antes que saiba qual a sua utilização.

Para que serve?

Os Hiperlinks são usados, por exemplo, para projetos ligados ao turismo, monitoramento de obras, divulgação de equipamentos públicos, entre outras aplicações.

O limite de sua aplicação no Geoprocessamento é definido pela capacidade de imaginação do profissional. Como por exemplo:

  • Alguém que trabalha em alguma atividade ligada ao turismo, pode associar uma imagem com determinada feição do mapa para destacar os pontos turísticos da área mapeada.

Como associar no software QGIS

Para exemplificar iremos utilizar o polígono que representa o município de Caseiros, localizado no interior do Rio Grande do Sul. E dentro da área do município há 5 pontos que representam a localização de 5 propriedades rurais.

Como Fazer Hiperlink QGIS

O objetivo é associar a esses pontos as imagens representativas das áreas rurais.

Como Fazer Hiperlink QGIS

1. Crie uma nova coluna na tabela de dados alfanuméricos

O primeiro passo é criar uma nova coluna na tabela de dados alfanuméricos das camadas dos pontos.

Na camada nomeada de Propriedades_Rurais. Clique com o botão direito e selecione a opção → Abrir tela de atributos.

Como Fazer Hiperlink QGIS

Na tabela aberta coloque em modo de edição, para isso clique no ícone Como Fazer Hiperlink QGIS para a tabela entrar no modo editável.

Detalhe importante: para saber se está em modo de edição observe se ao lado do nome da camada aparece um desenho de um lápis.

Na tabela clique no ícone Como Fazer Hiperlink QGIS ou digite Ctrl + W para abrir a ferramenta Novo Campo.

Hiperlink

Crie uma coluna para a tabela, para este exemplo foi nomeada de Fotografia. (Pode ser qualquer outra palavra com até 10 caracteres devido a limitação do arquivo)

Como Fazer Hiperlink QGIS

O preenchimento do campo Comentário é opcional.

O tipo de dado tem que ser do tipo texto String.

Para o Comprimento coloque uma quantidade que seja o suficiente para atender o que deseja. No exemplo foi usado a quantidade máxima de 255. Clique em OK.

Foi criada uma nova coluna com o nome Fotografia.

Como Fazer Hiperlink QGIS

Desative o modo de edição clicando novamente no ícone do lápis Como Fazer Hiperlink QGIS. Salve as alterações realizadas.

2. Acesse as propriedades da camada de pontos

Clique com o botão direito na camada Propriedades_Rurais e selecione a opção de Propriedades.

Na janela aberta selecione a aba de Formulário de Atributos em seguida Fields → Fotografia.

Como Fazer Hiperlink QGIS

Faça as alterações na configuração de parâmetros. Tipo Objeto, o padrão é edição de texto. Altere para Anexo.

Como Fazer Hiperlink QGIS

Na sequencia defina o Caminho. Clique nas reticencias e indique a pasta de dispensa dos arquivos, o diretório para que seja o caminho padrão. Marque a opção Caminhos relativos e Relativo ao caminho padrão.

No computador os diretórios podem utilizar caminhos relativos ou caminhos absolutos. Qual a diferença entre eles?

Quando usamos caminho absoluto este será mais detalhado em toda a sequencia de diretórios que tem no seu computador até chegar na pasta que estão os arquivos, isso pode gerar alguns problemas. Por exemplo, se tem que mandar seu projeto para abrir em outro computador que tenha uma estrutura de pastas diferentes da que usa pode ser que algum recurso da configuração do projeto não funcione da forma adequada. Não sendo recomendado.

O ideal é trabalhar com caminhos relativos, onde considera seu trabalho e o nome da pasta onde está, isso facilita para que não ocorra incompatibilidade de diretórios em computares diferentes ou até se em seu computador você mover a pasta de lugar.

Baixe a barra de rolagem. No Modo de armazenamento recomendo que marque Caminhos do arquivo.

Hiperlink

Baixe mais um pouco a barra de rolagem até Visualizador de documento integrado. O padrão é nenhum conteúdo, troque para Imagem.

HIperlink

Clique em Apply ou Aplicar e depois em OK.

3. Associe as feições as imagens

Clique novamente com o botão direito na camada de Propriedades_Rurais e abra a tabela de atributos.

Coloque em modo de edição clicando no ícone Como Fazer Hiperlink QGIS

Relacione cada uma das feições das propriedades rurais a uma imagem. Clique no campo vazio da coluna Fotografia. Clique nas reticencias e indique qual imagem está relacionada ao ponto.

Hiperlink

As imagens podem estar no formato png como jpg.

Hiperlink

Indique para cada um dos pontos qual a imagem está relacionada. Ao concluir tire do modo de edição. Salve as alterações e feche a janela.

Para concluir o processo acesse o ícone Como Fazer Hiperlink QGIS ou a sequencia de teclas Ctrl + Shift + I.

Ativando o recurso quando clicar em um dos pontos da camada Propriedades_Rurais ele abre a janela colocando visível a imagem que foi associada aquela feição.

Como Fazer Hiperlink QGIS

O que achou dessa ferramenta do Hiperlink?

Gostaria ver esse conteúdo em vídeo?

Preparamos um vídeo explicando o passo a passo de como associar uma imagem a uma feição geométrica. Assista abaixo ou em nosso Canal no YouTube ClickGeo. Não deixe de seguir o nosso Instagram, @clickgeo.cursos.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Picture of Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: