Como baixar Shapefiles de Todos os Países usando o QGIS

Como baixar Shapefiles de todos os países usando o QGIS

Sabia que é possível fazer o download do Shapefile de qualquer país do mundo através do QGIS? Gostaria de aprender como realizar este procedimento usando o plugin HCMGIS?

Download de Shapefile pelo QGIS

Em nosso canal do YouTube foi publicado um vídeo explicando como baixar Dados Geográficos de Todos os Países e Continentes através do site, Global Administrative Areas. É um projeto que disponibiliza dados geográficos no formato Geopackage ou Shapefile. Esse é link:

Nesta matéria será explicado como acessar esses mesmos dados sendo que no formato Shapefile utilizando o plugin do QGIS que é HCMGIS.

Agora vamos aprender como usar essa ferramenta para baixar dados espaciais das áreas administrativas do mundo inteiro. Primeiro passo é instalar o programa.

Acesse menu: Complementos > Gerenciar e Instalar complementos.

Como Baixar Shapefiles do todos os países usando o QGIS Pesquise pelo nome do plugin, HCMGIS. Clique nele e depois no botão instalar. Feche a janela. Observe que no menu vai aparecer HCMGIS.Plugin do QGIS para baixar shapefiles de todos os paísesNo menu acesse: HCMGIS > Download OpenData > Global Administrative Areas by Country from GADM. Esse refere-se justamente aos dados por países.

Como baixar Shapefiles de todos os países usando o QGIS

Na janela que irá abrir informe o país de interesse. Para exemplificar vamos usar um país da África, obter os dados de Angola.

Download de shapefiles de todos os países usando o QGISPara o nível de detalhamento de seu interesse recomendo que coloque o padrão 4, assim vai baixar todos os níveis de detalhamento disponíveis no site no formato Shapefile.

Indique qual é a pasta que vai salvar os arquivos. Os arquivos Shapefile tem uma pasta padrão mas pode mudar. Clique em Browse, procure o diretório onde deseja que os dados sejam gravados. Em seguida clique em Apply ou “aplicar”. Vai aparecer a seguinte mensagem:

Como baixar Shapefile de todos os países usando o QGIS

Informando o tamanho do arquivo que irá baixar e pedindo para confirmar se vai ou não fazer o download.

Ao concluir você poderá extrair o arquivo compactado que após a descompactação será carregado no QGIS. Se clicar em OK a descompactação será feita de forma automática pelo QGIS, carregando as camadas que estavam no arquivo baixado.

Como baixar Shapefiles de todos os países usando o QGISApós a mensagem: “Feito obrigado por sua paciência!” Clica em OK.

A tela será redirecionada para a área onde está os dados geográficos. Perceba que se mudar a ordem das camadas, mover a camada do Google para baixo, terá a visualização do polígono que delimita Angola.

Download de shapefile pelo QGIS

Se desmarcar as opções verá os níveis de detalhamento. Abaixo verá o nível 3.

Como baixar shapefiles de todos os países usando o QGIS

O nível zero corresponde a delimitação maior do país e depois as subdivisões, o 3 que é o mais detalhado, o nível 2 é um pouco menos detalhado. Escolha o nível de seu interesse.

De maneira simples terá acesso a dados geoespaciais de qualquer país do mundo!

Inclusive no nosso canal há dois vídeos sobre esse plugin ensinando como você pode acessar dados geoespaciais sobre o COVID e como pode utilizar essa mesma ferramenta para fazer conversão de arquivos. Esses são os links:

QUER VER ESSE CONTEÚDO EM VÍDEO?

Preparamos um vídeo explicando como fazer o download de Shapefiles do mundo inteiro utilizando o QGIS. Assista abaixo ou em nosso canal no YouTube. E não esquece:

De nos seguir no Instagram: @clickgeo.cursos

Se inscrever em nosso Canal: ClickGeo

O que achou da nossa dica? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: