Como Aplicar Efeito Sombreamento em Mapas no QGIS

Como aplicar efeito Sombreamento em Mapas no QGIS

Sabia que é possível aplicar um efeito de sombreamento que pode ser útil para melhorar a aparência de Mapas Hipsométricos, de Mapas de Declividade e outros produtos cartográficos? Aprenda agora os passos necessários para melhorar a estética de seus mapas!

EFEITO SOMBREAMENTO EM MAPAS NO QGIS

Como fazer para que o Mapa Hipsométricos, ou seja, um mapa relacionado com as altitudes da área mapeada, não fique com aparência chapada (como na imagem abaixo) mas que tenha um interessante efeito de sombreamento melhorando a qualidade da estética do mapa, elevando a qualidade do produto final?

Como aplicar efeito de sombreamento em mapas no QGIS

Lembrando que o nosso objetivo aqui não é explicar como chega nessa simbologia específica, com essas classes definidas. A ideia é focar em como você pode a partir de um mapa como esse da imagem anterior, aplicar um efeito de sombreamento.

Por meio do Modelo Digital de Elevação (MDE), podemos gerar um tipo de produto raster chamado de Relevo Sombreado.

Acesse o menu: Raster > Análise > Sombreamento.

Como aplicar efeito sombreamento em Mapas no QGIS

Será aberta essa janela da imagem abaixo, onde terá que indicar a Camada de entrada, para esse caso será Mapa Hipsométrico (nosso Modelo Digital de Elevação, MDE).

Como aplicar sombreamento em mapas no QGIS

Fator Z também chamado de Escala Vertical ou Exagero Vertical. Como definir o seu valor?

Não existe uma regra rígida, mas uma orientação que pode ser dada é a seguinte: se o trabalho que for realizar é para uma área homogênea, que não existe tanta variação nos valores das cotas, pode ser considerado um exagero vertical de até 3, não passe disso pois pode distorcer muito da realidade; se a área tem muitos desníveis poderá usar um valor maior ou igual a 1 e menor que 3.

Para este exemplo vamos usar o Exagero vertical 3.

Em seguida escolha se vai salvar o arquivo de forma temporária ou permanente. Neste caso foi colocado como temporário. Clique em Executar. Assim que concluir o processamento será carregado a imagem na tela. Pode fechar a janela.

A imagem a seguir é o nosso arquivo de relevo sombreado.

Como aplicar efeito de sombreamento em mapas no QGIS

É o raster que vai nos ajudar a dar aquela aparência de sombreamento no mapa. Note que ele já está posicionado acima do mapa Hipsométrico. Se desligar vai perceber o mapa na sua forma padrão, chapada sem sombreamento.

Para finalizar o procedimento clique com o botão direito em Propriedades. Vá para aba de Transparência.

Como aplicar efeito sombreamento em Mapas no QGIS

Observe a opacidade global, o padrão é de 100% quer dizer que não é nada transparente. Reduza de 100% para 10% e clique em “aplicar” ou Apply. Obtendo o sombreamento desejado.

Como aplicar o sombreamento em mapas no QGIS

Resumindo:

  1. Gere o Relevo Sombreado;
  2. Acesse as propriedades da Camada;
  3. Defina a opacidade em aproximadamente 10%;
  4. Deixe o relevo sombreado acima do MDE.

Gostaria de ver este conteúdo em vídeo?

Preparamos um vídeo explicando o passo a passo necessário para realizar este procedimento. Assista abaixo ou em nosso Canal no YouTube ClickGeo. Não deixe de seguir o nosso Instagram, @clickgeo.cursos.

O que achou? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

 

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: