Você tem interesse em aprender como fazer o download da nova BC250? Poderá aprender como fazer o download da base do IBGE como também para que ela serve, o que inclui, em quais formatos estão disponíveis entre outros detalhes!
Base Cartográfica Contínua do Brasil (BC250)
No dia 08 de dezembro de 2021 o portal oficial de notícias do IBGE, agencia IBGE notícias, divulgou a informação que foi disponibilizada a nova Base Cartográfica Contínua do Brasil com escala 1:250.000 conhecida pela sigla BC250 onde no mapa cada centímetro corresponde a 2.500 m ou 2,5 km no terreno.
No site é informado que a cada dois anos desde 2013 a base cartográfica é atualizada. No caso foi lançado a quinta versão agora. No site do IBGE poderá ver detalhes de como foi gerada essa base cartográfica a partir de imagens de satélites e outras metodologias. A imagem a seguir exemplifica a página do site.
Para que Serve
Os dados dessa base vão poder ajudar em ações de planejamento, monitoramento e gestão territorial. Possibilitando a geração de mapas temáticos em áreas como: população, geologia, vegetação, solos, recursos naturais e ambientais no país entre outros temas. É vantagem ter essa base em seu acervo de dados geoespaciais e oficiais.
Formatos Disponíveis
Foram disponibilizados os arquivos da base em três formatos principais: Shapefile que é o mais usado no mundo para dados vetoriais, Geopackage, dump do PostGis.
Esses três formatos permite que tenha uma boa interoperabilidade com outros programas de geoprocessamento tanto softwares livres como é o caso do QGIS como softwares comerciais, o ArcGis e ArcGis Pró, assim por diante.
Como fazer o Download
Na matéria do site há um link que ao clicar irá direcionar para à pagina de download dos arquivos da BC250, como mostra a imagem a seguir.
Mas aqui vamos explicar como você pode acessar esses arquivos sem ser clicando no link direto e sim a partir do site do IBGE.
Para iniciar abra uma nova aba para abrir o site oficial: ibge.gov.br . Na página principal acesse o menu indicado por três barras horizontais: Geociências > Downloads. Espere carregar a página de downloads.
Navegue na seguinte sequência de diretórios: primeiro cartas_e_mapas ⇒ bases_cartográficas_contínuas. Vai abrir uma sequência. Clique na BC250. Teremos as cinco versões disponíveis de 2013 até 2021.
Vamos abrir a versão 2021 que possui os formatos mencionados: geopackage, dump do Postgis e shapefile. Observe que tem, informações_técnicas (é interessantes você saber para se inteirar das características desses dados) como também a lista_de_nomes_geográficos.
A imagem a seguir exemplifica o processo:
Como exemplo vamos baixar o arquivo no formato geopackage que diferentemente do shapefile é um único arquivo com extensão gpkg. Este arquivo estará zipado e para descompactar poderá usar qualquer software de sua preferência.
O arquivo compactado tem cerca de 827 MB. O tempo de download vai depender de sua conexão com a internet. Assim que concluir abra o diretório, faça a descompactação para depois abrir no software QGIS. Lembrando que poderá abrir no programa de sua preferência que seja compatível com o formato.
Concluído o download extraia o conteúdo compactado com o software de sua preferência, WinRAR, WinZip entre outros. O arquivo descompactado tem mais de 1GB.
Importe o dado para o QGIS. Como? Clique sobre o arquivo no formato gpkg e arraste para o painel de camadas do QGIS. Irá aparecer uma janela indicando todas as camadas disponíveis dentro do geopackage como também o número de feições de cada camada e o tipo de geometria, se é ponto, polígono, outro como mostra a imagem. Depois clique em ok.
Vai começar a carregar no seu projeto cada uma das camadas de diferentes tipos de geometria. Você pode eliminar a seu próprio gosto a quantidade de camadas do projeto. Com respeito a simbologia poderá customizar de acordo com sua preferência e necessidade. Observe no QGIS.
O que achou dessa orientação? Achou interessante a explicação?
GOSTARIA DE VER ESSE CONTEÚDO EM VÍDEO?
Preparamos um vídeo explicando detalhadamente como fazer o download da Base Cartográfica Contínua com escala 1:250.000.
Assista abaixo ou em nosso canal. Lembrando não deixe seguir nosso Instagram (@clickgeo.cursos) e se inscrever em Nosso Canal (ClickGeo).
Você ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe aqui nos comentários.