COMO BAIXAR A BASE CARTOGRÁFICA CONTÍNUA IBGE (ESCALA 1:250.000)

Download da Nova Base Cartográfica Contínua - IBGE

Você tem interesse em aprender como fazer o download da nova BC250? Poderá aprender como fazer o download da base do IBGE como também para que ela serve, o que inclui, em quais formatos estão disponíveis entre outros detalhes!

Base Cartográfica Contínua do Brasil (BC250)

No dia 08 de dezembro de 2021 o portal oficial de notícias do IBGE, agencia IBGE notícias, divulgou a informação que foi disponibilizada a nova Base Cartográfica Contínua do Brasil com escala 1:250.000 conhecida pela sigla BC250 onde no mapa cada centímetro corresponde a 2.500 m ou 2,5 km no terreno.

No site é informado que a cada dois anos desde 2013 a base cartográfica é atualizada. No caso foi lançado a quinta versão agora. No site do IBGE poderá ver detalhes de como foi gerada essa base cartográfica a partir de imagens de satélites e outras  metodologias. A imagem a seguir exemplifica a página do site.

Página do IBGE com informações sobre BC250

Para que Serve

Os dados dessa base vão poder ajudar em ações de planejamento, monitoramento e gestão territorial. Possibilitando a geração de mapas temáticos em áreas como: população, geologia, vegetação, solos, recursos naturais e ambientais no país entre outros temas. É vantagem ter essa base em seu acervo de dados geoespaciais e oficiais.

BC250 utilização

Formatos Disponíveis

Foram disponibilizados os arquivos da base em três formatos principais: Shapefile que é o mais usado no mundo para dados vetoriais, Geopackage, dump do PostGis.

Esses três formatos permite que tenha uma boa interoperabilidade com outros programas de geoprocessamento tanto softwares livres como é o caso do QGIS como softwares comerciais, o ArcGis e ArcGis Pró, assim por diante.

Como fazer o Download

Na matéria do site há um link que ao clicar irá direcionar para à pagina de download dos arquivos da BC250, como mostra a imagem a seguir.

Texto com link para baixar a BC250

Mas aqui vamos explicar como você pode acessar esses arquivos sem ser clicando no link direto e sim a partir do site do IBGE.

Para iniciar abra uma nova aba para abrir o site oficial: ibge.gov.br . Na página principal acesse o menu indicado por três barras horizontais: Geociências > Downloads. Espere carregar a página de downloads.

Navegue na seguinte sequência de diretórios: primeiro cartas_e_mapas ⇒ bases_cartográficas_contínuas. Vai abrir uma sequência. Clique na BC250. Teremos as cinco versões disponíveis de 2013 até 2021.

Vamos abrir a versão 2021 que possui os formatos mencionados: geopackage, dump do Postgis e shapefile. Observe que tem, informações_técnicas (é interessantes você saber para se inteirar das características desses dados) como também a lista_de_nomes_geográficos.

A imagem a seguir exemplifica o processo:

Como fazer o download da BC250 pelo site do IBGE

Como exemplo vamos baixar o arquivo no formato geopackage que diferentemente do shapefile é um único arquivo com extensão gpkg. Este arquivo estará zipado e para descompactar poderá usar qualquer software de sua preferência.

O arquivo compactado tem cerca de 827 MB. O tempo de download vai depender de sua conexão com a internet. Assim que concluir abra o diretório, faça a descompactação para depois abrir no software QGIS. Lembrando que poderá abrir no programa de sua preferência que seja compatível com o formato.

Concluído o download extraia o conteúdo compactado com o software de sua preferência, WinRAR, WinZip entre outros. O arquivo descompactado tem mais de 1GB.

Importe o dado para o QGIS. Como? Clique sobre o arquivo no formato gpkg e arraste para o painel de camadas do QGIS. Irá aparecer uma janela indicando todas as camadas disponíveis dentro do geopackage como também o número de feições de cada camada e o tipo de geometria, se é ponto, polígono, outro como mostra a imagem. Depois clique em ok.

BC250 tabela com camadas vetoriais

Vai começar a carregar no seu projeto cada uma das camadas de diferentes tipos de geometria. Você pode eliminar a seu próprio gosto a quantidade de camadas do projeto. Com respeito a simbologia poderá customizar de acordo com sua preferência e necessidade. Observe no QGIS.

BC250 no software QGIS

O que achou dessa orientação? Achou interessante a explicação?

GOSTARIA DE VER ESSE CONTEÚDO EM VÍDEO?

Preparamos um vídeo explicando detalhadamente como fazer o download da Base Cartográfica Contínua com escala 1:250.000.

Assista abaixo ou em nosso canal. Lembrando não deixe seguir nosso Instagram (@clickgeo.cursos) e se inscrever em Nosso Canal (ClickGeo).

Você ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe aqui nos comentários.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: