QGIS: Como copiar Valores dos Pixels do Raster para Tabela de Atributo do Vetor

QGIS: Como copiar valores dos pixels do raster para tabela de atributo do Vetor

Caso você tenha diversas feições vetoriais sobre uma camada matricial, como copiar os valores dos pixels onde essas feições estão sobrepostas para a tabela de atributos da camada vetorial? Aprenda como usar a ferramenta do QGIS para realizar esta função!

Valores dos Pixels do Raster para Tabela de Atributo do Vetor

Nesta matéria não será explicado como gerar uma camada vetorial onde tenha uma feição para cada um dos muitos pixels da imagem. Para isso temos um outro vídeo que você pode acessar no link abaixo:

Aqui nós já temos uma camada vetorial formada por 10 pontos e queremos que estes pontos tenham em sua tabela de atributos a informação do valor correspondente ao pixel sobre o qual ele se localiza. Lembrando que estamos trabalhando com dados altimétricos, os dados das cotas.

Por exemplo, ao selecionar um desses pontos da camada da amostra, fazendo o zoom para a seleção, podemos observar o pixel do ponto selecionado.

Na ferramenta de Identificar feições, clicando sobre o pixel e marcando a camada de MDE (Modelo Digital de Elevação) no painel de camadas. A janela aberta ao lado mostrará o valor do pixel selecionado e o valor da cota, neste caso é de 89m. Lembrando que estamos usando o sistema de coordenadas métricas, UTM.

 

Como copiar valores de pixels do raster para tabela de atributo do vetor

Nós queremos que esta informação esteja na tabela de atributos da camada vetorial, não apenas de um único ponto mas para todos os pontos da camada.

Como fazer para obter a informação do pixel sobre os 10 pontos?

Acesse o menu: Processar > Caixa de ferramentas.QGIS: Como copiar os valores dos pixels

Pesquise pela função Add raster values. Vai encontrar a ferramenta dentro de SAGA. Terá um conjunto de operações que convertem dados de vetor para raster e vice versa. Selecione a primeira opção Add raster values to features ou “Adicione valores do raster para feições”.

QGIS: Como copiar valores de pixels

Execute dando um duplo clique. Vai abrir essa janela:

QGIS: como copiar valores dos pixels do raster para tabela atributo do vetor

Indique qual a camada vetorial, neste caso camada de pontos chamado Amostras. Para este exemplo é o mesmo sistema de referência da camada raster, 31985.

Inclusive se tivesse selecionado apenas algumas feições poderia marcar a opção Apenas feições selecionadas e pedir para ele adicionar na minha tabela de atributos apenas informações dos pixels para as feições selecionadas e não para a camada completa. Aqui foi realizado para a camada completa pois não foi selecionado feições.

Informe o Grids, ou seja, qual o dado matricial de onde irá puxar os valores dos pixels. Vá nas reticências escolha o MDE em seguida clique em OK.

Para o algorítimo de Interpolation pode escolher a primeira opção ou testar os demais.

Escolha onde vai salvar os resultados, como camada temporária ou permanente.

No exemplo foi salvo como arquivo temporário. Clique em Executar para começar a processar. Após alguns instantes teremos nossa camada resultado. Ao concluir feche a janela.

A nossa camada ficou com o nome de Result. Ao abrir a tabela de atributos clicando com o botão direito vai perceber que foi criado uma coluna, neste caso chamada de MDE31985, o nome da camada original do MDE. E teremos as informações das cotas.

QGIS: Como copiar valores dos pixels do raster para tabela de atributo do vetor

Entendeu a utilidade disso? Você pode usar essa operação sempre que quiser que as suas feições sobrepostas ao raster tenham os dados dos valores dos pixels, quer seja um modelo digital de elevação, um raster de Índice de Vegetação ou qualquer outro dado matricial.

Recomendo que veja também os outros vídeos indicados abaixo:

Gostaria de ver esse assunto em vídeo?

Preparamos um vídeo explicando detalhadamente os passos necessários de como copiar valores dos pixels do raster para a tabela de atributos no QGIS.

Assista abaixo ou acesse nosso canal no YouTube: ClickGeo. Não esqueça de seguir o nosso Instagram: @clickgeo.cursos .

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: