3 Plugins do QGIS para inserir Imagens do Google Earth, Bing Maps e outros Basemaps

3 Plugins com Basemaps QGIS

Gostaria de aprender como carregar Imagens de Satélite do Google Earth, Bing Maps, OpenStreet Map e outros BaseMaps no software QGIS? Existe 3 complementos do QGIS que permite fazermos isso. Esse recurso ajudará a montar seus mapas com estética bem melhor!

3 Plugins com BaseMaps do QGIS

Os BaseMaps, ou seja, aquelas imagens que colocamos por trás de nossas camadas para dar um efeito estético ainda melhor aos nossos mapas, podem ser utilizados por exemplo uma imagem de satélite do Google, do Google Maps, do Bing Maps e assim por diante.

Há 3 plugins do QGIS que permite que você adicione BaseMaps ao seu projeto.

Nos três casos é interessante que antes de carregar o Basemaps carregue no seu projeto o vetor ou outra camada que já esteja ali mostrando sua área de estudo ou sua área de interesse, pois se não houver poderá abrir o mapa do mundo inteiro, o mapa múndi. Para imagem de satélite isso vai demandar mais tempo para o carregamento da camada inteira.

Para exemplificar eu carreguei um polígono que representa a área de estudo de um de nossos projetos.

Como mostra a imagem.

3 Plugins com BaseMaps QGIS

No menu: Complementos → Gerenciar e Instalar Complementos. Na janela aberta poderá selecionar ou pesquisar qual complemento deseja instalar e trabalhar.

3 Plugins com BaseMaps QGIS

Vamos comentar sobre cada um dos três complementos.

1. OpenLayers Plugin

O OpenLayers Plugin é um complemento considerado experimental, então para você visualizar ele no QGIS antes deve ir na aba Opções.

3 Plugins com BaseMaps QGIS

Marque a seguinte opção: Mostrar também os complementos experimentais. Se esta opção não estiver marcada não vai aparecer na hora que pesquisar o complemento do OpenLayers Plugin.

3 Plugins com BaseMaps QGIS

Poderá observar no menu Web → OpenLayers plugin. Terá algumas opções de BaseMaps como o Google Maps que permite que tenha a camada do Google Physical, Google Streets, Google Hybrid (mistura do Google Maps com Google Earth) e o Google Satellite que é do Google Earth. Conforme a imagem.

3 Plugins com BaseMaps QGIS

Há também a opção de utilizar camadas do OpenStreetMap e de alguns outros serviços como Bing Maps e outros.

Qual é umas das limitações do OpenLeyers? Em geral temos recebido relatos de que quando as pessoas vão utilizar e trabalhar com compositor de impressão para gerar o mapa final, tem algum problema de deslocamento da camada e aparentemente isso não foi corrigido ainda, mas se você quer a camada apenas para visualização em geral ele atende bem.

Para exemplificar o uso dele selecionamos o OpenStreetMap. Carregue o BaseMap dele. Você pode colocar abaixo de sua área de estudo e vai ter seu polígono.

3 Plugins com BaseMaps QGIS

Lembrando que em todos os casos você pode aplicar uma transparência no seu polígono, para isso clique com o botão direito na sua Área de estudo, a camada vetorial, acesse as Propriedades depois pode ir na aba Simbologia no Preenchimento e mudar a Opacidade. Neste exemplo mudei para cerca de 75% o que corresponde a 25% de transparência, clique em Apply em seguida em Ok.

3 Plugins com BaseMaps QGIS

Dessa forma irá visualizar a camada por fora.

2. QuickMapServices

O outro complemento que vamos indicar é o QuickMapServices. Para instalar é só clicar no nome dele e depois em instalar complemento.

3 Plugins com BaseMaps QGIS

No menu: Web → QuickMapServices terá um leque bem maior de funcionalidades.

3 Plugins com BaseMaps QGIS

Inclusive em nosso Canal tem um vídeo específico sobre esse plugin.

É necessário fazer uma configuração nele acessando a opção Settings que pode observar no final do menu. Vai abrir a seguinte janela onde deve selecionar a opção More services em seguida clique no botão para baixar os pacotes dos web services como mostra a imagem.

3 Plugins com BaseMaps QGIS

Ao fazer isso vai aparecer todas as opções dos web services. Com a configuração padrão aparece bem poucos.

Para exemplificar vou usar a Web Service do Google → Google Satellite. Após o carregamento tem a sua área de estudo.

3 Plugins com BaseMaps QGIS

Para concluir temos o terceiro complemento.

3. HCMGIS

Por último temos o HCMGIS.

3 Plugins com BaseMaps QGIS

Este complemento cria um menu específico dele onde a primeira opção é BaseMap. Onde terá a opção do Google, Esri e outros mais.

3 Plugins com BaseMaps QGIS

Para exemplificar iremos utilizar uma imagem da Wikimedia Maps. Esperar carregar o mapa oferecido por esse serviço. Tem a possibilidade de mudar a simbologia para ter uma melhor visualização da área abrangida.

3 Plugins com BaseMaps QGIS

Lembrando que o HCMGIS e o QuickMapServices até onde pesquisamos e que foi informado para nossa equipe não tem aquele problema do deslocamento no compositor de impressão.

Você já conhecia esses 3 complementos para adicionar imagens de satélite do Google, da Esri, do Bing Maps e de tantos outros servidores no seu projeto? Com certeza isso contribui para o aspecto estético de seus trabalhos consequentemente aumentando o nível de qualidade técnica.

Veja esse conteúdo em vídeo

Preparamos um vídeo explicando de forma detalhada sobre os 3 complementos. Assista abaixo ou acesse nosso canal no YouTube: ClickGeo. Não esqueça de seguir o nosso Instagram: @clickgeo.cursos.

Você conhece outros complementos que faça algo semelhante. Deixe aqui nos comentários, vai ser legal compartilhar experiências do uso de Basemaps no QGIS! E se ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: