Como Delimitar APP para apenas uma Margem do Rio no QGIS

Como Delimitar APP para apenas uma Margem do Rio no QGIS

Como você pode fazer a delimitação de uma Área de Preservação Permanente (APP) de um rio para uma de suas margens usando a ferramenta de geração de Buffer de Lado Único que é bastante útil para aplicações ambientais? Gostaria de aprender como usar esse recurso no QGIS? Pode aprender agora!

Buffer de Lado Único

Para exemplificar vamos trabalhar com a área de estudo da seguinte rede de drenagem conforme a imagem.

Exemplo de rede de drenagem para mostrar utilização de Buffer

Vamos utilizar como exemplo um Buffer normal, ou seja, convencional para os dois lados gerado previamente. Dado o zoom nessa camada observará que tem um Buffer em torno do segmento de drenagem gerado em torno da linha que representa o rio.

Buffer de dois lados

O Buffer por definição é um polígono que vai ter uma área de abrangência, ou seja, nada mais é que uma zona de influência em torno de determinado ponto de partida.

Você define o valor de uma distância fixada e terá uma formação como essa, que na área ambiental chamamos de Área de Preservação Permanente (APP).

Mas como resolver situações onde a área de preservação permanente vai ser definida apenas para uma das margens, ou seja, apenas para um dos lados do rio? É o que vamos explicar agora!

Selecione a feição da camada de drenagem. Use a seleção manual e faça a marcação do trecho da drenagem para exemplificar o processo.

Acesse no menu: ProcessarCaixa de Ferramentas. Na caixa de busca pesquise pela palavra “Lado“. Perceba que onde tem Geometria do vetor terá a ferramenta Buffer de Lado Único. Dê um duplo clique.

Buffer de Lado Único

A janela que será aberta funciona de forma bem intuitiva.

Primeiro indique qual a camada de entrada, neste caso será camada de Drenagem.

Selecione a opção de gerar um Buffer de Lado Único marcando a opção: Apenas feições selecionadas. Se desejar fazer para a camada inteira é só não marcar essa opção.

Buffer de Lado Único

Em seguida, defina qual a Distância do Buffer, no caso o valor da sua APP. Quantos metros a partir daquela margem vão ser preservados. Fique atento a unidade. A sua camada ou seu projeto deve estar em um sistema de coordenadas métricas, UTM.

Se estiver trabalhando com sistemas de coordenadas geográficas mensuradas em grau minuto e segundo ou então em grau decimal, pode acontecer de não ter o resultado desejado pois vai gerar a distância em graus.

Neste exemplo vamos trabalhar com coordenadas métricas. (O código é EPSG:31984 que corresponde ao DATUM SIRGAS 2000/ Sistema Coord. UTM/ Zona 24 S.)

A distância para este caso será de 150m. Escolha qual Lado será gerado o Buffer de Lado Único, esquerda ou direita. Aqui criamos à “direita” ou Right.

Responda quantos Segmentos. Quanto maior a quantidade de segmentos que colocar, as curvas do Buffer ficará mais suavizada. Um número que já testado e a curva do Buffer ficou suavizada foi de 12 segmentos.

A opção de estilo da união pode ser de ajuda também, defina arredondado. ( É importante testar as outras opções disponíveis).

Após isso pode gerar o Buffer como camada temporária ou permanente. No exemplo em questão foi gerado como camada temporária. Clique em Executar em seguida em close ou “fechar”.

O Buffer gerado para o lado direito da linha de uma das margens ficou da seguinte forma:

Visualização de Buffer de Lado Único

Se desejar pode salvar como camada permanente é só clicar com o botão direito ExportarSalvar feições como.

A ferramenta de Buffer de Lado Único pode ser útil para gerar os APP em casos onde queira informações apenas para uma das margens do rio.

QUER VER ESSE CONTEÚDO EM VÍDEO?

Preparamos uma aula em vídeo sobre esse assunto. Você pode assistir abaixo. Caso não esteja visualizando, clique aqui para assistir diretamente do nosso canal. Lembrando:

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

O que achou desse assunto? Já conhecia essa ferramenta? Ela vai ser útil para você? Deixe aqui nos comentários!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: