Como fazer uma Composição RGB no gvSIG

Como fazer uma Composição RGB no gvSIG

Uma das operações mais usuais quando trabalhamos com Processamento Digital de Imagens (PDI) é a geração de composições coloridas RGB. Neste tutorial vamos aprender como realizar este procedimento no software livre gvSIG.

GERAR COMPOSIÇÃO COLORIDA NO GVSIG

Antes de iniciar este tutorial sobre o gvSIG é interessante mencionar que temos outros tutoriais ensinando este tipo de atividade em outros programas de Geoprocessamento. Veja o conteúdo nos seguintes posts:

Para realizar este procedimento NÃO é necessário carregar previamente as camadas raster (neste caso, as bandas espectrais) no ambiente do projeto no gvSIG. Entretanto, se fizer isso não há problema algum.

Aqui vamos fazer uma composição colorida RGB – 432, utilizando bandas Landsat.

Bandas Espectrais no gvSIG

Para começar, acesse a barra de ferramentas para trabalho com dados matriciais. Clique na seta indicativa para baixo e escolha a opção Conjunto de dados raster.

gvSIG: Ferramentas para Manipulação de Dados Raster

Em seguida, clique novamente na seta para escolher a opção Criar camada multiarquivo.

Ferramentas para Manipulação de Dados Raster no gvSIG

Escolha a pasta onde o arquivo será criado e dê um nome a ele. Neste exemplo, optamos por gerar o arquivo no diretório C:\Class com o nome de RGB. O formato padrão é TIFF. Depois, clique em Aceitar.

Preparação para Gerar imagem RGB no gvSIG

Na nova janela que será aberta, clique em Adicionar. Esta etapa serve para buscar no computador as imagens que serão usadas na composição.

Preparação para Gerar imagem RGB no Software gvSIG

O próximo passo é indicar qual canal será relacionado com cada uma das bandas. Veja que na imagem abaixo relacionamos o canal R (vermelho) com a banda 4, o G (verde) com a banda 3 e o B (azul) na banda 2. Depois escolha a opção Gerar arquivo.

Composição de Bandas RGB no programa gvSIG

Aguarde o processamento da operação. Como a própria janela indica, pode demorar alguns minutos. Em geral, quando se grava o arquivo apenas em memória temporária o tempo de espera é menor.

Processo de Composição de Bandas RGB no programa gvSIG

Quando o processamento for concluído aparece uma mensagem pedindo a confirmação do carregamento da nova imagem RGB na tela visualização do gvSIG.

Confirmação de adição da Composição de Bandas RGB no programa gvSIG

A imagem a seguir exemplifica o resultado desta operação. É tudo muito simples e intuitivo.

Como fazer uma Composição RGB no gvSIG

O que acharam deste tutorial? Nos links a seguir poderá conferir outras dicas e tutoriais sobre o gvSIG:

Aguardamos seus comentários, inclusive com sugestões e/ou solicitações de temas para futuros tutoriais.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: