gvSIG na Gestão Ambiental de Bacias Hidrográficas

gvSIG WatershedO Geoprocessamento e suas tecnologias são de grande utilidade para os nichos de atividade que envolvem o Meio Ambiente. Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) tem sido aplicados cada vez mais em projetos ambientais, sendo um agente facilitador na tomada de decisão. O artigo que iremos destacar aqui como dica de download teve como objetivo gerar um SIG para a Gestão e Planejamento da bacia hidrográfica.

GESTÃO AMBIENTAL COM SOFTWARES LIVRES

No artigo “Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para Gestão Ambiental de Bacias Hidrográficas“, foi publicado em 2010, nos anais do III Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação.

Conforme explicado no trabalho, o Banco de dados que povoou o sistema foram referentes os dados de moradores da Bacia Hidrográfica de Vaca Brava, localizada entre os municípios de Areia e Remígio no Brejo Paraibano. O programa escolhido para para o desenvolvimento do projeto foi o gvSIG.

SIG na Gestão Ambiental de Bacias Hidrográficas

Esta área foi tida como simuladora de bacia por uma gama de pesquisas que já a envolve, demonstrando que qualquer pesquisador com uma base cartográfica, pontos coletados de receptor GPS e dados tabulados em planilha pode facilmente customizar um sistema de monitoramento de bacias ou qualquer outro projeto multifinalitário.

ARTIGO SOBRE GVSIG E BACIAS HIDROGRÁFICAS

Clique no link abaixo para baixar uma cópia do artigo. Aguardamos seus comentários desde já.

Como você poderá observar na leitura do trabalho na íntegra, podemos chegar as seguintes conclusões:

  • A criação de um SIG para a gestão e planejamento de Bacia Hidrográfica, e uma ferramenta tecnologica eficiente e de fácil manipulação;
  • Com a customização de softwares de SIG, de dados geográficos e alfanuméricos da Bacia Hidrográfica Vaca Brava (PB), pode-se observar que ainda há muito a ser feito dentro do conceito de planejamento ambiental, e que a criação, o manuseio e os produtos deste SIG, são alicerce para modificar o mundo real, ou seja, os recursos naturais e as atividades humanas.

Já conheciam este trabalho? Recomendo que leia também:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

One thought on “gvSIG na Gestão Ambiental de Bacias Hidrográficas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: