Criação e Exclusão de Tabelas com SQL

Como Criar e Excluir Tabelas de um Banco de Dados com SQL

Introdução ao SQL: Podemos dizer que a conhecer os fundamentos da linguagem Structured Query Language é fundamental para quem deseja trabalhar com banco de dados, inclusive nos casos onde temos bases com informações geográficas. Neste breve tutorial ensinarei como criar uma tabela inicial usando SQL. Depois iremos eliminá-la usando um outro comando igualmente simples.

Vale lembrar que o PostgreSQL é um robusto Sistema Gerenciador de Banco de Dados de código aberto e que poderá atender, com certeza, a demanda da grande maioria de seus projetos. Para projetos de Geoprocessamento, é necessária a instalação e utilização do módulo geográfico PostGIS.

CRIANDO UMA TABELA COM SQL

Para exemplificar, criaremos uma tabela chamada “Clima” com cinco campos (colunas). Em seu editor SQL digite:

[sourcecode language=”sql”]
create table clima (
municipio varchar(50),
temp_min int, — Temperatura Mínima
temp_max int, –Temperatura Máxima
precip real, –Precipitação
data date);
[/sourcecode]

Após executado o comando teremos criado nossa primeira tabela, neste caso chamada “Clima”. Agora, como fazer se por algum motivo específico tenhamos de excluí-la?

APAGANDO UMA TABELA COM SQL

Linguagem SQL

Veja no código como esse comando é fácil, fácil de executar e para causar problemas!

[sourcecode language=”sql”]
drop table clima;
[/sourcecode]

Como falei anteriormente este tutorial é bem básico. Esses comandos estão entre as primeiras coisas que se aprende ao estudar banco de dados. Entretanto, como algumas pessoas vez por outra me questionam sobre esse assunto, achei interessante publicar aqui.

TUTORIAIS SOBRE POSTGRESQL

Caso tenha interesse em ler mais sobre o PostgreSQL, recomendo:

Deixem seus comentários.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

6 thoughts on “Criação e Exclusão de Tabelas com SQL

  1. Eduardo Gomes disse:

    Ola, tudo bem? Estou começando a usar o postgre e gostaria de saber se tem como criar uma tabela global que possa ser usada em um projeto independente do banco de dados, por exemplo uma tabela de CEP
    Grato
    Eduardo

  2. gostaria de sabe se é possivel excluir tabela de um banco de dado e o site funcionar normal ex. eu tenho um banco de dado com 8 tabela quero excluir 4 e deixa so 4 posso excluir e fuciona normal

  3. Hermenegildo Almeida disse:

    1
    2
    3
    4
    5
    6

    create table clima (
    municipio varchar(50),
    temp_min int, — Temperatura Mínima
    temp_max int, –Temperatura Máxima
    precip real, –Precipitação
    data date);

  4. Rita T. Garcia disse:

    Estou começando a estudar SQL e esse seu tutorial vai me ajudar muito em meus primeiros passos.
    Obg!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: