Guia sobre Geoprocessamento para Saneamento

Guia sobre Geoprocessamento para Saneamento

Você já parou para pensar como é feito o planejamento do saneamento básico no seu município? Como as Geotecnologias podem contribuir neste campo? Conheça e baixe agora um guia utilizado para treinamento sobre uso do Geoprocessamento na área de saneamento. A promoção do material foi feita pela Rede de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental (ReCESA).

MATERIAL SOBRE GEOPROCESSAMENTO E SANEAMENTO

O tema central da oficina é o Geoprocessamento, com a discussão sobre como suas ferramentas podem auxiliar na gestão do saneamento básico. O material demonstra como as Geotecnologias podem ser utilizados como ajuda no planejamento desse setor num município.

No guia são discutidos conceitos fundamentais como os princípios da cartografia e suas aplicações, os recursos de Geoprocessamento e o que a obra chama de as três gerações de softwares.

Princípios Básicos de Geoprocessamento para seu uso em Saneamento

Conforme comentado em um dos tópicos do guia, o Geoprocessamento é capaz de manejar as funções inseridas no saneamento, em diversas regiões, de uma forma simples e eficiente, permitindo economia de recursos, de tempo e mais precisão na tomada de decisões.

Os autores do guia didático foram: Brener Henrique Maia Rodrigues (estagiário), Carla Araújo Simões (conteudista), Christiny Schuery Amaral (colaboradora), Douglas Sathler (conteudista), João Gilberto de Souza Ribeiro (conteudista) e Izabel Cristina Chiodi de Freitas (validadora).

DOWNLOAD: APLICAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS

Para fazer o download de uma cópia do material, no formato PDF com 80 páginas no total, clique no link abaixo:

Entre as aplicações práticas citadas na publicação há destaque o mapeamento de riscos e de vulnerabilidade. Há indicação de vários exercícios ao longo de todo o texto para fixar o conteúdo.

Como dica adicional, recomendamos a leitura das seguintes postagens:

Agora aguardamos seus comentários.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

4 thoughts on “Guia sobre Geoprocessamento para Saneamento

  1. ROBERTO CARLOS DE MELO FONSECA disse:

    Obrigado Anderson, você sempre postando materiais extraordinários.
    Abraços.

  2. Bom dia Anderson. Você pode postar algum material sobre o uso das geotecnologias em sala de aula? Ou me indicar algum blog/site a respeito? Pois ano que vem pretendo fazer licenciatura e especialização em ensino de geografia, e me ajudaria muito. Mais uma vez muito obrigado e um grande abraço.

    1. Oi José Carlos, como vai?
      Rapaz, creio que o no blog do Murilo Cardoso será o local onde você encontrará mais coisas sobre isso. Troca umas ideias com ele.
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: