Diagrama de Voronoi no ArcGIS

ArcGISO diagrama de Voronoi, também conhecido pela denominação de polígonos de Thiessen são utilizados para resolver problemas que envolvem conceito de proximidade em um plano. É uma das estruturas mais importantes no contexto da Geometria Computacional. Neste tutorial aprenderemos, de forma prática, como trabalhar com estes polígonos utilizando o software proprietário ArcGIS.

GERAR POLÍGONOS DE THIESSEN NO ARCGIS

Anteriormente neste site já publicamos um artigo sobre aspectos conceituais das aplicações do polígonos de Voronoi.

Vejamos agora a seguinte situação prática que executaremos no programa para Sistemas de Infomações Geográficas (SIG), ArcGIS:

Temos algumas quadras, de um determinado bairro e pontos que representam as paradas de ônibus daquela região. Vamos gerar um diagrama que pode ser utilizado para análise espacial que determinará se estas localizações atendem bem as demandas dos usuários.

Dados no ArcGIS

Acesse o conjunto de ferramentas do ArcToolBox, utilizando o menu Geoprocessing > ArcToolBox ou outro caminho que você prefira.

Voronoi00

Navegue pelas opções Analysis Tools > Proximity > Create Thiessen Polygons.

Voronoi

Em Input Features informe a camada de dados pontuais que será utilizada como base para geração das feições. Em Output Feature Class determine o nome do arquivo e o local onde este será salvo.

O campo Output Fields é opcional, e se refere a possibilidade de selecionar os campos que serão gerados automaticamente.

Voronoi3

Após clicar em Ok, obteremos o resultado, conforme ilustrado abaixo. É importante verificar se você tem permissão para criar os arquivos na pasta informada na etapa anterior.

Voronoi4

Perceba que o diagrama determina qual a área de cobertura de um ponto, sendo assim, ele trabalha na subdivisão desse plano em regiões formadas pelos lugares mais próximos a cada um dos pontos.

A ideia é em futuros tutoriais, demonstrar como realizar este procedimento com programas gratuitos para Geoprocessamento, como o Quantum GIS (QGIS), gvSIG, entre outros. Por hora, leia este tutorial que demonstra o processo no TerraView:

O que acharam deste primeiro tutorial de 2013? Gostariam de mais materiais sobre o ArcGIS? Aguardo seus comentários.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

2 thoughts on “Diagrama de Voronoi no ArcGIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: