Documento Técnico sobre SIG e Agricultura de Precisão

Documento Técnico sobre SIG e Agricultura de Precisão

O Laboratório de Agricultura de Precisão (LAP) da Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou um documento técnico que comenta sobre o potencial dos softwares livres de SIG para neste nicho de aplicação tão importante que é a agricultura de precisão.

SIG NA AGRICULTURA DE PRECISÃO

Em geral, a maioria dos dados coletados para utilização na Agricultura de Precisão são baseados em pontos, como a amostragem de solo em grade e mesmo mapas de produtividade. Apesar disso, as decisões e operações aplicadas, como as recomendações de aplicação de fertilizantes em taxa variável e o delineamento de unidades de gestão diferenciada são baseadas em polígonos.

Assim, existe se torna necessário estimar os valores de determinadas características em locais que não se tem dados conhecidos. Esse processo é feito através do uso de diferentes métodos de interpolação, que utilizam a informação dos lugares com dados e a distância de separação dos pontos para estimar o valor nos locais desconhecidos.

Download: Documento Técnico sobre SIG e Agricultura de Precisão

Os programas de SIG, o que inclui os open source, oferecem opções para interpolação de forma simplificada, para facilitar o seu uso, mas ao mesmo tempo usando ferramentas avançadas, que permitam a comparação de diferentes modelos através de técnicas estatísticas como a validação cruzada, a fim de que o resultado da interpolação melhor represente a distribuição espacial do atributo em estudo.

O material em questão menciona como indicação para este tipo de estudo, bem como para operações de Processamento Digital de Imagens (PDI) e álgebra de mapas, os softwares QGIS, Spring e outros disponíveis inclusive para dispositivos móveis.

DOWNLOAD SOBRE AGRICULTURA DE PRECISÃO E SIG

O documento Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para Agricultura de Precisão está disponível para download no link abaixo:

Os autores do boletim técnico são Rodrigo G. Trevisan e José P. Molin. Não deixe de ler estes materiais relacionados com o tema aqui tratado:

Logo teremos outras dicas de materiais e outros conteúdos sobre Geoprocessamento e aplicações práticas na agricultura.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: