Geomarketing: Exemplo com Uso do Software gvSIG

Geomarketing gvSIGVocê tem interesse em aprender mais sobre as aplicações do Geomarketing? Sabia que é possível desenvolver projetos neste nicho utilizando os recursos disponíveis em softwares livres e gratuitos para Sistemas de Informações Geográficas (SIG)? Iremos recomendar aqui a leitura de um significativo e recente artigo que aborda um exemplo onde foi empregado o programa open source gvSIG.

O PODER DO GEOMARKETING

O que é Geomarketing? Também chamado de Marketing Geográfico, é uma abordagem ao que permite permite a análise das variáveis relevantes para o marketing através da visualização desses dados de forma espacializada. A seleção de um ponto comercial é fundamental para o sucesso de um empreendimento, a escolha da localização correta e o conhecimento do perfil dos clientes colaboram para garantir a sustentabilidade do pequeno negócio.Geomarketing: Exemplo com Uso do Software gvSIG

No artigo “O uso do gvSIG na Identificação de locais estratégicos para instalação de uma loja de confecções“, o SIG foi utilizado no apoio à tomada de decisão da localização de uma região ideal para a abertura de novo empreendimento.

As análises espaciais foram realizadas através da seleção e cruzamento de dados de renda e demografia. O processo resultou em diminuir de 160 bairros para 3 localidades mais aptas, aumentando as possibilidades de êxito da loja.

USO DO GVSIG NO GEOMARKETING

O gvSIG foi utilizado na elaboração da análise do sistema de apoio à decisão, para a identificação das chamadas regiões ideais, obedecendo inicialmente as seguintes diretrizes comerciais:

  • Localizar-se em regiões densamente povoadas;
  • Atender a consumidores com renda média salarial de 1 e 3 salários mínimos;
  • Localizar-se a no máximo 500 metros de escolas, praças e bancos;
  • Localizar-se em via pavimentada com passeio e iluminação pública, e de grande circulação de carros e ônibus.

Foi elaborado mapa de renda média a fim de selecionar consumidores de 1 a 3 salários mínimos e um mapa de densidade demográfica para selecionar os bairros mais populosos do município.

A base vetorial dos bairros da cidade no formato shapefile e os dados do Censo Demográfico foram inseridos no gvSIG. Depois se passou a realizar a geração do mapa de densidade populacional por bairro. O mapa mostra a divisão do município em 5 classes de demografia que variaram entre 73 e 47.062 habitantes por km². Isso possibilitou restringir de 160 para 8 bairros denominados “regiões alvo”.

Abaixo é possível verificar um preview destes dois mapas iniciais.

gvSIG: Mapa 01 - Renda

gvSIG: Mapa 02 – Demografia

A análise preliminar foi elaborada em escala macro através do cruzamento de dados de renda vs. demografia, possibilitando restringir a busca da área geográfica ideal de 160 para apenas 3 bairros.

gvSIG: Bairros da "Região ideal"

DOWNLOAD DO ARTIGO SOBRE GVSIG NO GEOMARKETING

Para ler o conteúdo completo do artigo utilize o link abaixo. Obtenha agora mesmo este artigo publicado por Dionísio Costa Cruz Junior, Ismael Fiuza Ramos e Luiz Antonio de Almeida Melo durante a 5as Jornadas da América Latina e do Caribe de usuários de gvSIG.

Como mencionado na conclusão do artigo, o uso do SIG por meio do gvSIG no estudo pôde ser considerado muito satisfatório, pois agilizou o apoio à decisão da região mais apta para a instalação do pequeno empreendimento. Nos links a seguir você poderá ler mais matérias relacionadas com análise espacial e gvSIG.

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Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

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9 thoughts on “Geomarketing: Exemplo com Uso do Software gvSIG

  1. Artigo interessante. Uma pergunta: existe algum trabalho envolvendo geomarketing que utilize outro tipo de software?

  2. Luiz Henrique Gusmão disse:

    Muito bom Anderson!
    Esse tipo de trabalho ainda é uma novidade.

    Estou desenvolvendo um estudo de Geomarketing para uma clínica médica aqui em Belém. Gostaria de saber se você tem alguns artigos ou mesmo projetos que possam nortear as pesquisas nessa área.

    1. Luiz,
      Na internet há bastante material sobre isso. Aqui no site, por enquanto, só publiquei este mesmo.
      Abraço!

  3. Rodrigo Lima Santos disse:

    Ótimo artigo!.
    Proposta super inovadora.

    Abraços.

      1. Rodrigo Lima Santos disse:

        Olá, Anderson M.
        Estou beem e você??
        Estou sempre acompanhando suas postagens aqui do MA (Universidade Estadual).
        Abraços. Continue com esse trabalho bacana que é o seu. Qualquer coisa, conte com a gente aqui.

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Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

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