A elaboração de mapas temáticos é uma atividade de grande relevância em projetos da área de Geoprocessamento. A espacialização de uma única variável ou a comparação de diversas grandezas são um poderoso apoio na análise geoespacial. Este tutorial faz parte de uma série onde estamos abordando os diferentes tipos de mapas temáticos que podemos elaborar no ArcGIS e os métodos utilizados neste processo.
COMO GERAR MAPAS TEMÁTICOS NO ARCGIS
Na primeira parte desta série de tutoriais aprendemos sobre mapas qualitativos, ou seja, aqueles que mapeiam um atributo nominal. Veja o conteúdo completo no link abaixo:
Agora a ideia é criar um mapa temático quantitativo, em outras palavras, uma representação cartográfica para variáveis numéricas. São exemplos deste tipo de produto os mapas sobre número da população, renda, expectativa de vida, etc.
Este tutorial também está disponível em vídeo. Aproveito para convidar você para se inscrever gratuitamente em nosso Canal no Youtube para receber as atualizações de novos vídeos.
Assim como em outras ocasiões, utilizaremos neste exercício um shapefile com a divisão municipal do estado do Amazonas [Faça o Download].
Iremos utilizar o campo CRIMES_ANO da tabela de atributos, que contém um fictício número de crimes que ocorreram em determinado ano no estado do Amazonas.
Acesse as Propriedades da camada. Poderá fazer isso tanto acessando o menu flutuante (clicando com o botão direito no nome da camada). Esta opção também é acessível dando um duplo clique no nome do layer.
Escolha a aba Symbology. Observe na área lateral o Show. Saia da opção Features e vá em Quantities escolha a opção Graduated colors. Perceba que em Value Field aparece inicialmente vazio com a indicação none.
Em Draw quantities using color to show values indique o nome da coluna onde estão os dados que serão usados no mapeamento temático, neste caso, CRIMES_ANO.
Observe que é possível escolher uma rampa de cor (Color Ramp) dentre dezenas de opções disponíveis. Clique em Aplicar.
O resultado obtido pelas opções escolhidas na imagem acima é visualizado abaixo (com as configurações padrão). Lembre-se que é plenamente possível alterar as cores e intervalos escolhidos para o mapa.
Assim como fizemos na parte inicial desta série, vale lembrar que para obter dicas práticas sobre como escolher as cores de seus mapas, recomendo que veja os tutoriais sobre o aplicativo gratuito JCPicker e o site ColorBrewer:
- Descubra o Código das Cores para Seu Mapa com o JCPicker
- ColorBrewer: Cores para Cartografia Temática
Para aprender mais sobre usos e aplicações dos produtos da Esri, acesse as seguintes matérias:
- E-book Gratuito: Mapeamento de APP no ArcGIS
- Apostila: Introdução ao SIG com Prática em ArcGIS
- E-book: ArcGIS Total – Aplicações para Dados Espaciais
O que vocês acharam deste segundo tutorial de introdução aos mapas temáticos no ArcGIS? Aguardamos seus comentários.
2 respostas
Parabéns.
Excelentes trabalhos.
Abs
Agradeço pelo seu comentário, Idacir.
Abraço!