E-book Gratuito: Mapeamento de APP no ArcGIS

E-book Gratuito: Mapeamento de APPAs áreas de preservação permanente (APP) visam atender ao direito fundamental de todo brasileiro a um “meio ambiente ecologicamente equilibrado”, conforme assegurado na Constituição de 1988. As ferramentas e funcionalidades disponibilizadas nos softwares de Geoprocessamento tem grande aplicabilidade neste nicho de atividade. Aqui indicaremos um e-book sobre ArcGIS no mapeamento de APP.

LIVRO GRATUITO SOBRE APP COM ARCGIS

A delimitação de áreas de preservação permanente é fundamental no processo de conservação e recuperação dos recursos naturais.

As metodologias que fazem uso das Geotecnologias vêm se destacando como uma alternativa bastante viável para se reduzir significativamente o tempo gasto com o mapeamento das áreas a serem protegidas e assim, otimizar o período hábil de fiscalização do cumprimento das leis pertinentes à legislação.

O livro, publicado em 2010, pretende ensinar, passo a passo, como utilizar as ferramentas do ArGIS (versão 9.3) para delimitação de APP (de faixa marginal, nascentes, encostas e topo de morro) e identificar e analisar as áreas de confronto entre o tipo de uso e cobertura da terra nas APP.

Mapeamento de áreas de preservação permanente no ArcGIS

Os autores desta excelente obra são: Telma Machado de Oliveira Peluzio, Alexandre Rosa dos Santos, Nilton Cesar Fiedler, André Luiz Nascentes Coelho, Fernando Coelho Eugenio, Franciane L. R. de Oliveira Louzada, Nathália Suemi Salto, Jéferson Luiz Ferrari, Pedro Quarto Júnior e Ringo Souza Batista.

O livro está disponível em PDF, num arquivo com 62 páginas (6,13 MB). Outro ponto interessante é que os dados geográficos utilizados nos exemplos também estão disponíveis para download na página oficial. Confira:

Embora o livro não trate da versão mais recente da lei (e do programa), ainda assim é um excelente guia para iniciantes no software.

No site Mundo da Geomática você encontrará diversos outros livros, apostilas e materiais gratuitos sobre Geotecnologias. Veja alguns exemplos de dicas publicadas em nosso site que indicam materiais do portal:

Você já conhecia este e-book? Sabe de algum outro material ou site sobre Geoprocessamento, suas tecnologias e aplicações e que merece receber uma maior destaque? Nos informe através dos comentários.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

7 thoughts on “E-book Gratuito: Mapeamento de APP no ArcGIS

  1. Caike Silva Candido Damasceno disse:

    Boa Tarde Anderson,
    Estou tentando realizar uma análise histórica com imagens de satélites.
    Porém, não consigo imagens de alta resolução suficiente para vetorizar casas.
    Existe algum site que eu consiga as imagens gratuitamente?
    Att,
    Caike Damasceno

  2. Marco Antonio de J.Moreira disse:

    Gostaria de saber como adquirir o ArcGis 10.2 confiável. é possível baixar?

  3. Não está funcionando o download anderson!

      1. Mariana Silva disse:

        Estou a tentar fazer o download e não é possível. Pode ajudar-me sff?
        Queria fazer o download de:
        -Mapeamento de APP no ArcGIS
        -ArcGIS 10.2.2 Passo a passo – Vol. 1
        -ArcGIS Total – Aplicações para Dados Espaciais

        Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: