7 Motivos para Usar o PostGIS em seus Projetos

PostGISPostGIS é uma extensão geoespacial para o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) PostgreSQL. Este módulo é uma robusta solução para o suporte ao armazenamento, gerenciamento, tratamento e análise de dados espaciais. Veremos nesta matéria algumas vantagens de se utilizar o PostGIS em seus projetos da área de Geoprocessamento, no campo de aplicação dos bancos de dados geográficos.

RAZÕES PARA UTILIZAR O POSTGIS

1. É um software livre e gratuito: O PostGIS é distribuído gratuitamente de acordo com os termos da licença GNU/GPL (General Public License). Você não terá despesas com a utilização da combinação PostgreSQL + PostGIS, mesmo que seu projeto seja particular, privado, ou seja, que lhe gere lucro.

2. Compatível com os Padrões OGC: A extensão geográfico do PostgreSQL segue os standards definidos pelo Open Geospatial Consortium.

3. Poderosas Funcionalidades: Oferece suporte ao uso de índices espaciais e centenas de recursos para análise e tratamento da informação espacial (+ de 890 na versão 2.0 do PostGIS).

4. Fácil importação/exportação de dados: Estão disponíveis ferramentas conversores de forma nativa. Embora o shp2pgsql seja o mais conhecido dentre elas, com certeza não é o único (recomendo que pesquise adicionalmente sobre pgsql2shp, ogr2ogr, dxf2postgis, etc)

PostGIS
Fonte da imagem: http://postgisonline.org/

5. Integração com SIG e WebGIS: Existem no mercado um grande número de aplicativos para Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Webmapping (WebGIS). O PostGIS consegue se comunicar com a grande maioria deles, em especial com os que também fazem uso dos padrões OGC.

Exemplos de softwares de SIG (veja abaixo links para alguns tutoriais específicos):

Alguns servidores de mapas para internet que se integram ao PostGIS:

6. Alternativa real ao software proprietário: Testes de desempenho realizados mostram que o PostGIS tem chegado a superar alguns softwares proprietários de mesma finalidade, em especial nos quesitos estabilidade e rapidez.

7. Amplamente utilzado: Atualmente o PostGIS é o programa (módulo) open source para construção de bases de dados geoespaciais mais empregado no mundo, com inúmeros casods de sucesso neste respeito.

Diante destas razões apresentadas, o que acha de aprender mais sobre o PostGIS? Acesse as publicações abaixo indicadas e tire proveito do conteúdo:

OBS: Este artigo foi baseado em uma matéria publicada originalmente em espanhol no site MappingGIS. Recomendo que acompanhe também as publicações postadas em seu portal. Leia: Por qué utilizar PostGIS

Você utiliza o PostGIS em seus projetos? Deixe seus comentários para que possamos trocar experiências sobre este tema.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

8 thoughts on “7 Motivos para Usar o PostGIS em seus Projetos

  1. Boa tarde. Estou trabalhando com postgis em um banco de dados externo e acesso ele pelo quantum via internet. Porem quando abro a edição ele fica muito lento para trabalhar sendo impossivel realizar qualquer trabalho nele.. Gostaria de saber se existe alguma ferramenta ou algo que possa dinamizar essa troca de informaçoes entre banco e usuario..

  2. é possivel integrar o Arcgis 9.2 com alguma versão do PostgreSQL/ PostGIS?

    1. Sim, isso depende da utilização da extensão correta e recurso adequado.
      Verifique sobre isso no Grupo ArcGIS Brasil.
      Abraço!

  3. Muchas gracias Anderson!
    Me alegra ver que las entradas de MappingGIS son interesantes para este fantastico blog!

    1. Aurelio,
      Parabéns pelo seu site. Com certeza ele é uma fonte internacional de excelente conteúdo sobre Geotecnologias.
      Abraço!

  4. Faltou colocar nos exemplos de softwares de SIG os nacionais TerraView (TerraLIB) e SPRING. No mais uma boa postagem! Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: