Noções Básicas de Cartografia

Cartografia IBGE

Todo projeto de Geoprocessamento deve estar sempre amarrado à um sistema cartográfico adequado. Isso envolve muito mais do que “desenhar” um mapa, pois inclui trabalhar com projeções cartográficas, escalas e outros elementos que, entre outros aspectos, contribuem para confiabilidade dos produtos gerados e dependem de conhecimento técnico abalizado. Isso já mostra a importância de dominar os conceitos relacionados com a cartografia.

FUNDAMENTOS DA CARTOGRAFIA

Neste sentido, um excelente material, de acesso totalmente gratuito é o de noções básicas de cartografia disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Noções Básicas de Cartografia

Após a introdução, são abordados os seguintes tópicos:

  • Representação cartográfica;
  • Elementos de representação;
  • Processo cartográfico e
  • Aplicações e uso.

Para acessar o material, clique no link a seguir.

Confira também as matérias disponíveis nos materiais abaixo listados e deixem seus comentários!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

3 thoughts on “Noções Básicas de Cartografia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: