Publicações sobre Geoprocessamento – UFMG

Geoprocessamento - UFMGO número de cursos na área de Geoprocessamento e suas tecnologias oferecidos por Universidades, privadas e públicas vem aumentando de forma exponencial. Alguns já estão bem consolidados, outros ainda se estruturando. O Laboratório de Geoprocessamento da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) disponibiliza os trabalhos de conclusão de curso dos alunos. Este é mais um valioso canal para o aprendizado sobre Geotecnologias.

O LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DA UFMG

LabGEOA implantação do LabGeo na Escola de Arquitetura (EA) da UFMG visa a inserção na cultura e prática das Geotecnologias como apoio a estudos de análise e modelagem de dados geográficos para estudos urbanos, regionais e da paisagem; colocando tanto alunos como pesquisadores em uma estrutura que é uma realidade mundial nos estudos ambientais.

Tem como objetivo difundir a cultura e prática do Geoprocessamento como um conjunto de métodos e técnicas de apoio à tomada de decisões. Assim, pode-se instrumentalizar alunos, pesquisadores e professores no emprego das geotecnologias para investigações de planejamento e gestão do espaço urbano e ambiental. Acesse a página oficial do laboratório:

PUBLICAÇÕES SOBRE GEOTECNOLOGIAS

Na seção de publicações você encontrará os trabalhos publicados pelos estudantes (monografias, artigos, etc) que concluiram o curso a partir de 2005, bem como de alguns professores.

Publicações sobre Geotecnologias

Apenas para citar um título de trabalhos disponíveis de cada ano, destaco:

Repito: Citei apenas uma publicação de cada ano! Lá você encontrará dezenas de títulos com aplicações bem diversificadas do Geoprocessamento. Há também vários arquivos e apostilas disponíveis para download. Com certeza, o site do LabGeo da UFMG deve estar gravado em sua lista de Favoritos!

O que acharam desta dica? Já conhecia esta verdadeira e imensa biblioteca online sobre aplicações da Geoinformação? Recomendo que leia também:

Fiquem à vontade para sugerir novas dicas de leitura (sites, e-books, etc) que possam enriquecer o conhecimento nesta área tão vasta e empolgante.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: