Como fazer um Mapa Temático no VisualSIG

Visual SIG - Mapas TematicosO VisualSIG é um programa open source para Sistemas de Informações Geográficas (SIG) que teve seu berço em Portugal. É um software de interface bastante amigável e outras características bastante atrativas para quem deseja conhecer novas opções de aplicativos para Geoprocessamento. Neste tutorial vamos começar a aprender como compor mapas temáticos usando o VisualSIG.

Já publicamos matérias sobre o VisualSIG aqui em nosso site. No primeiro momento fizemos uma apresentação das características do software e depois tivemos um tutorial sobre como inicializar um projeto e adicionar dados geográficos. Não deixe de conferir estas publicações anteriores antes de ler na íntegra o tutorial abaixo.

VISUAL SIG – COMPOSIÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS

Para este tutorial utilizaremos um shapefile que exemplifica os bairros de uma determinada cidade (imagem abaixo). Nosso objetivo é gerar um mapa temático de acordo com as regiões do município (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro) com base em dados existentes na tabela de atributos.

Para fazer o download do dado geográfico, clique em: Download Shapefile de Bairros.

Shapefile de bairros

Acesse as propriedades da camada clicando com o botão direito sobre o nome da camada e escolhendo a primeira opção do menu flutuante, conforme a figura abaixo.

Acessar as Propriedades do Layer no VisualSIG

Na janela que será aberta, escolha  a aba Símbolos.Aba Símbolos

Troque a opção “Simples” por “Classes“. Em Campo escolha REGIAO. Clique em Obter Valores para que seja aberta uma nova pequena janela onde você poderá escolher se a classificação será feita com base em todas as classes ou em apenas algumas.

Selecionando as Classes

Se considerar necessário, clique sobre as cores e faça as alterações desejadas. Você também pode alterar outras propriedades visuais como a opacidade/transparência da camada. Depois de realizar as mudanças, clique em aplicar.

Seleção de Cores para o Mapa

A imagem abaixo ilustra o resultado de nossa operação.

Mapa Temático no VisualSIG

O que acharam? Simples? Como exercício, o que acha de montar um mapa temático quantitativo com base nos valores numéricos existentes no campo CRIMES, na tabela de atributos do shapefile? Qualquer dúvida, deixem seus comentários.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

7 thoughts on “Como fazer um Mapa Temático no VisualSIG

  1. Denilson Júnior disse:

    Não encontrei, mas quero saber em quais sistemas operacionais roda, quem é o fabricante e a linguagem de programação.

    1. Ele roda em Windows. Na página que lhe passei tem os detalhes. Veja com mais atenção. A própria página é do desenvolvedor.
      Abraço!

  2. Valeu Anderson pelo tutorial.

    Abraços e continue sempre compartilhando novos projetos.

    1. Valter de souza disse:

      olá amigo,meu nome é Valter e sou estudante do curso de Geografia gostaria
      de saber como faço para trabalhar no mercado de trabalho com essas ferramentas e em quais empresas demanda desse tipo de serviço muito obrigado um abraço

  3. Harlan Rodrigo disse:

    Anderson,

    Me diga uma coisa, o que você acha do Visual SIG na parte do layout de mapa? Você o considera melhor que o QGIS nesse sentido?

    Valeu, abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: