Comparativo entre MapServer, Alov Map e Spring Web

Artigo Comparação de WebGIS

Atualmente temos disponíveis diversos aplicativos gratuitos e/ou open source para publicação de mapas na internet. Diante de tantas opções é interessante pesquisar para conhecer as características, vantagens e desvantagens, pelo menos, dos principais programas da área. Aqui indicaremos para os leitores de nosso site um artigo onde é feito um comparativo entre três dos softwares para disponibilização de dados geográficos na web.

ARTIGO SOBRE APLICATIVOS PARA WEBMAPPING

Em 2009 foi publicado nos Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto um artigo de autoria de Lígia Albuquerque de Alcântara, Diego da Silva Valdevino e Lucilene Antunes Correia Marques de Sá sobre programas para desenvolvimento de aplicações webmapping.

Foram analisados três programas computacionais gratuitos: Alov Map, MapServer e o Spring Web. Você conhece estes programas? Já trabalhou com algum deles? Antes de comentar sobre o artigo, vamos falar brevemente sobre estes softwares.

1. ALOV MAP

É um aplicativo bastante simples, construído em Java que nos permite visualizar nossos dados geográficos de forma interativa por meio de um navegador de internet.

Veja mais detalhes sobre ele em nosso tutorial abaixo indicado. Por sinal, este material é citado nas referências do artigo que vamos destacar nesta postagem:

2. MAPSERVER

Foi originalmente desenvolvido na Universidade de Minnesota com apoio da NASA. Veja no link a seguir mais informações sobre o histórico do programa e como utilizá-lo:

3. SPRING WEB

Conforme explicado em seu site oficial, o Spring Web é um aplicativo escrito em Java que permite a visualização de dados geográficos armazenados em um servidor remoto.

Exemplo de aplicação com Spring Web

A transferência dos dados é realizada através da web e a sua visualização é feita por um navegador qualquer, de acordo com a preferência do usuário, sem a necessidade de instalar programas específicos. Basta apenas acessar o servidor onde está aplicação e executá-lo. Veja um exemplo de aplicação usando este sistema:

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PROGRAMAS PARA WEBGIS

No artigo foram analisadas inicialmente características não funcionais (relacionadas com à infraestrutura do sistema) do programa tais como: arquitetura, sistemas operacionais, formatos de dados, licença e linguagens de programação suportadas.

A tabela abaixo apresenta um resumo sobre essas características para os programas computacionais em questão.

Tabela comparando MapServer Alov Map e Spring Web

Já no tocante às características funcionais, ou seja, que estão relacionadas diretamente com as ações desempenhadas pelo usuário na aplicação desenvolvida, forma considerados o layout, as funcionalidades disponíveis e o tipo de processamento.

Para saber quais foram as conclusões sobre estes aspectos, recomendo fortemente a leitura do artigo na íntegra:

Aguardamos seus comentários.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: