Como Obter Coordenadas de Pontos no ArcGIS

Como Obter Coordenadas de Pontos no ArcGIS

Tutorial de ArcGIS: Em nosso portal já temos tutoriais que ensinam como descobrir ou extrair os valores das coordenadas para feições cuja geometria é do tipo ponto usando para isso programas livres, como o QGIS e o gvSIG. Veja agora como realizar este procedimento no ambiente do ArcMap, usando o ArcToolBox.

ARCGIS: COMO FAZER A EXTRAÇÃO DE COORDENADAS

Para este exemplo, vamos considerar uma camada pontual com doze feições espalhadas sobre o território do Rio de Janeiro, conforme a imagem abaixo ilustra, visualizadas no ArcGIS.

Note que a tabela de atributos do layer Lojas_RJ não possui a informação das coordenadas dos pontos. É esta a informação que queremos obter.

Como faço para Obter Coordenadas de Pontos no ArcGIS?

Conforme mencionado na introdução do tutorial, para este processo vamos utilizar uma das centenas de ferramentas disponíveis no ArcToolBox.

Você pode habilitar este recurso no ícone correspondente na barra de ferramentas, ou pode alternativamente acessar o seguinte menu: Geoprocessing → ArcToolBox.

Acessando o ArcToolBox no ArcMap

Quando o ArcToolBox for aberto siga o seguinte caminho na árvore de ferramentas:

  • ArcToolBox Data Management Tools Features Add XY Coordinates

ArcToolBox na Extração de Coordenadas no ArcGIS

Quando a janela Add XY Coordinates for aberta, indique no campo “Input Features” qual a camada que será utilizada no processo. Depois, é só clicar em OK e aguardar.

ArcToolBox: Como Obter as Coordenadas de Pontos no QGIS

O resultado desta atividade é exemplificada na imagem a seguir onde temos em destaque na tabela de atributos as duas novas colunas onde as coordenadas foram incorporadas (campos POINT_X, POINT_Y).

ArcGIS: Extração de Coordenadas de Pontos

O que achou deste tutorial de hoje? Aguardamos seus comentários sobre ele, bem como sugestões de temas para futuras postagens.

ARTIGOS, DICAS E TUTORIAIS SOBRE ARCGIS

Nos links abaixo listamos 5 (cinco) dos muitos materiais que temos publicado e/ou divulgado sobre usos e aplicações do ArcGIS.

Certamente este material será útil em seus estudos:

Em breve publicaremos outros materiais sobre este programa tão robusto para SIG.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

14 thoughts on “Como Obter Coordenadas de Pontos no ArcGIS

  1. Oi Anderson, tudo bem?
    Eu fiz o procedimento, para gerar coordenadas XY em sistema de coordenadas Geográficas (grau,min., seg.) mas só gera em graus decimais. Como faço pra transformar ou ajustar isso. Meus shapes e dataframe estão todos em coordenadas geográficas.

  2. NATÁLIA LIMA PALHETA disse:

    Bom dia. Gostaria de saber como faço para enumerar vários pontos de uma área de estudo.

  3. ADRIANO PEREIRA GUILHERME disse:

    Oi, Anderson. No caso do mapa “de baixo” ser um raster, como faço pra adicionar os valores deste raster em cada ponto. Por exemplo, se eu tiver um shp de 10 pontos em cima de um mapa de temperatura, como adicionar uma coluna com esses valores de temperatura (em cada ponto) na tabela de atributos? Tentei usar o join, mas não deu pq é raster.
    Abraço

  4. Angelo Cristian Merli disse:

    No exemplo, ele gera coordenadas geográfica mas eu preciso de UTM. COmo faço?

  5. Danilo Cardoso Rodrigues disse:

    Nesse exemplo de mapa tem o nome das cidades… e como eu faço pra colocar o nome das cidades da tabela de atributos no mapa???

  6. José Marcio Soares Mendes disse:

    Bom dia,
    Inseri as coordenadas, no entanto, como fazer com que essas coordenadas apreçam com legenda no ArcGis.

    Obrigado

  7. Desde do ano 2000. que eu trabalho com autocad inclusive ja ministrei cursos,desde as primeiras versões ainda na linguagem DOS. agora o Arcgis é completo pra você aprender mesmo de A a Z precisa de muito conhecimento. estou tentando mais eu chego lá. a faciiidade de usar o arcGis é que vários órgãos do Governo Federal já estão disponibilizando arquivos em Shapefile, SRTM, isso pra quem domina de verdade Esse Soft, é uma vantagem

    Arnaldo Nicolau da Silva- Desenhista Cadista
    Campina Grande-PB – ZAP- 9-8617-6035

  8. Arnaldo Nicolau da Silva disse:

    Bom dia, muito esse curso pena que resido em campina grande-PB

    1. Oi Arnaldo, tudo bem?
      Caso você conheça outros interessados, podemos formar uma nova turma ai em Campina Grande.
      Um abraço!

  9. Arnaldo Nicolau da Silva disse:

    Gostei dessa pagina bem detalhada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: