Geotecnologias e Desastres Naturais: Conceitos Básicos

Geo e Desastres“Nas últimas décadas temos presenciado um aumento considerável não só na frequência e intensidade, mas também dos danos e prejuízos causados pelos desastres naturais“. Com essas palavras é feita a introdução de uma relevante publicação brasileira sobre os aspectos fundamentais do Geoprocessamento aplicadas ao estudo das catástrofes naturais. Veja mais detalhes.

Antes de ver maiores detalhes sobre a publicação que iremos destacar aqui, recomendo que leia as seguintes matérias relacionadas com este tema:

Abaixo você encontrará detalhes de um material elaborado por Emerson Vieira Marcelino, em 2008.

DESASTRES NATURAIS E GEOINFORMAÇÃO

As Geotecnologias apresentam uma série de vantagens na geração e produção de dados e informações para estudo de fenômenos geográficos, como é o caso dos desastres naturais.

 Desastres Naturais e Geotecnologias – Conceitos Básicos

Empregando ferramentas como essas pode-se produzir informações em tempo hábil, com custo baixo, combinando informações de dados espaciais de diferentes fontes afim de realizar análises das interações existentes entre as variáveis, elaborar modelos preventivos e servir de suporte à tomada de decisões.

A imagem abaixo, que foi extraída da publicação sobre a qual estamos comentando, ilustra alguns dos parâmetros que envolvem uma análise de risco.

Geotecnologias e Desastres Naturais: Conceitos Básicos

O material digital intitulado Desastres Naturais e Geotecnologias – Conceitos Básicos, apresenta os seguintes conteúdos em seu sumário: O que são desastres naturais?, retrospecto no Brasil e no Mundo, catástrofes naturais e mudanças climáticas, e uso das Geotecnologias na prevenção de desastres.

DOWNLOAD: GEOPROCESSAMENTO E DESASTRES NATURAIS

Para fazer o download do material completo, no formato PDF, clique no link a seguir:

Em breve iremos publicar mais dicas de leitura sobre a relação entre as diversas tecnologias do Geoprocessamento e o “combate” aos desastres naturais. Você trabalha com Geoinformação neste nicho? Comente sobre suas experiências.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

5 thoughts on “Geotecnologias e Desastres Naturais: Conceitos Básicos

  1. Adalberto Stanley disse:

    um tesouro o conteúdo, como sempre, Anderson me salvando aqui.
    aproveitando, Anderson, você poderia fazer uma avaliação simples de um trabalho que estamos desenvolvendo aqui na RMBH (minas Gerais)?

  2. Anderson. O link está quebrado, não estou conseguindo fazer o download….

  3. Parabéns pelo trabalho excelente material, me ajudou muito!

  4. Demetrius Vasconcelos disse:

    Muito obrigado mais uma vez Anderson por disponibilizar este excelente material. Sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: