Google Earth e QGIS na Atualização de Mapas de Estradas

Google Earth e QGIS na Atualização de Mapas de Estradas

Não há dúvidas de que o Google Earth massificou as Geotecnologias. Também é indiscutível como o QGIS tem conquistado espaço à cada nova versão entre os usuários e profissionais que utilizam softwares de Geoprocessamento em seus projetos. Veja nesta matéria comentários sobre um artigo onde estas duas ferramentas foram empregadas na atualização cartográfica de estradas.

ARTIGO SOBRE USO DO QGIS E GOOGLE EARTH

O artigo que queremos destacar aqui tem o título Atualização do Mapa de Estradas Municipais de Serrolândia/BA com uso de ferramentas livres: Integração entre o Quantum GIS e o Google Earth.

Os autores tiveram como objetivo construir um mapa simplificado e didático do município que foi sua área de estudo, fazendo isso a partir de softwares livres e de fácil acesso.

Atualização do Mapa de Estradas Municipais de Serrolândia/BA com uso de ferramentas livres: Integração entre o Quantum GIS e o Google Earth

Foi feita uma comparação entre as diferentes formas de exibição de estradas da cidade (OpenLayers Plugin, imagens RapidEye e cartas topográficas). Foi possível verificar significativas diferenças entre os vetores originais do IBGE e os resultantes da atualização feita.

DOWNLOAD SOBRE GOOGLE EARTH E QGIS

Certamente você tirará proveito por ler a metodologia explicada na íntegra. Para isso, baixe o artigo clicando no seguinte link:

Os autores deste trabalho publicado durante o XXVI Congresso Brasileiro de Cartografia são Márcio Lima Rios, Márcio Daniel Vilas Boas dos Santos e Alice Mota Lima.

Não deixe de acessar as seguintes dicas relacionadas com QGIS e Google Earth:

Ficamos aguardando seus comentários.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

2 thoughts on “Google Earth e QGIS na Atualização de Mapas de Estradas

  1. Boa noite!
    Quando aponto para o link informado: Download: Artigo -Google Earth e QGis na atualização de Mapas de estradas, dá o seguinte erro:

    Não encontrado
    O URL solicitado /cbc/trabalhos/6/427/CT06-64_1404431834.pdf não foi encontrado neste servidor.

    Além disso, um erro 404 não encontrado foi encontrado ao tentar usar um ErrorDocument para manipular a solicitação.

    Como obter este arquivo?

  2. Boa Tarde’
    Preciso de ajuda ..
    Quando teto abri os mapas do google maps no Qgis ele emite a seguinte mensagem de erro: Erro Python: Um erro ocorreu enquanto executava o código Python: Consulte o registro de mensagens (Erro Python) para mais detalhes.
    Como posso resolver?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: