Personalização do Kosmo SIG para Aplicações Portable

Os mapeamentos digitais apoiados por SIG permitem potencializar a gestão de empreendimentos na indústria, com base em unidades territoriais, com forte oportunidade em inovação tecnológica, tanto no programa computacional, como em sua aplicação junto às plataformas públicas. Indicaremos aqui, para leitura, um artigo que aborda a customização do programa Kosmo SIG em aplicações portáteis.

CONHEÇA MELHOR O PROJETO KOSMO SIG

Caso você ainda não tenha familiaridade com o projeto Kosmo SIG, recomendamos que leia inicialmente os seguintes tópicos de apoio:

O exemplo descrito a seguir envolve um artigo publicado na Revista FOSSGIS Brasil, edição 4, onde os autores Gilberto Pessanha Ribeiro, Ícaro Brito e Luiz Moreno, apresentaram a explicação de como personalizaram o Kosmo Desktop. Este processo pode ser bastante útil em seus projetos.

COMO PERSONALIZAR O KOSMO SIG PORTABLE

Após baixar o programa, foi realizada uma série de personalizações a fim de garantir seu funcionamento dentro dos requisitos do projeto no qual os autores do artigo estavam participando.

Foram feitas inicialmente personalizações no layout do programa, com a inclusão de um splash screen contendo o nome do projeto, assim como as logomarcas das instituições envolvidas em seu desenvolvimento.

Splash Kosmo

Também foram alteradas a área de trabalho do software e o título da barra superior. Para realizar as operações de alteração de imagens, é necessário alterar o arquivo kosmo.ini, localizado no diretório bin do projeto Kosmo.

Personalização do Kosmo SIG para Aplicações Portable

Nesse arquivo, basta retirar os comentários das linhas 8 e 9 (retirar a cerquilha ‘#’ do início da linha) e alterar para o caminho das imagens que deseja incorporar. Exemplo:

desktop_image=background.png
splash_image=splash.png

Para realizar a alteração da barra de títulos, também é bastante simples. Para ver todos os detalhes, faça o download da edição completa da Revista FOSSGIS Brasil e leia o artigo completo: Personalizando o Kosmo Desktop para Aplicações Portable.

Todo projeto foi baseado em plataforma Windows uma vez que os usuários estão mais familiarizados e fazem uso corrente deste sistema operacional.

Todas as modificações realizadas nesse projeto, exceto a geração do executável são multiplataforma, funcionando perfeitamente em todos os sistemas nos quais o Kosmo opera.

Leia mais sobre o Kosmo SIG:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

2 thoughts on “Personalização do Kosmo SIG para Aplicações Portable

  1. Marcelo Varella disse:

    Olá, Anderson.

    ótimo post!

    Onde podemos baixar a versão portable do KosmoGIS?

    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: