OSGeo Live DVD: Distribuição Linux para Geoprocessamento

OSGeo Live DVD

Você deseja trabalhar com softwares livres sobre uma plataforma igualmente open source? Alguns relutam em migrar para o uso de um sistema operacional como o Linux. Sabia que é possível contar com uma distribuição específica para aplicações em Geotecnologias? Conheça o OsGeo Live DVD.

Há alguns anos foi lançada a primeira versão de um live DVD para distribuição Linux Xubuntu, a qual contém um pacote com todos os principais softwares livres de SIG, banco de dados geográficos, webmapping e muito mais!

A distribuição oferece uma entrada específica “Geospatial” na barra de tarefas, onde se tem fácil acesso a todos os pacotes.

OSGeo Live DVD: Distribuição Linux para Geoprocessamento

Como você pode observar na imagem acima, as principais categorias são: Clientes de navegador; gerenciamento de desastres; banco de dados; Desktop GIS; de navegação e mapas; Spatial Tools; Web Services.

GRASS GIS: OsGeo Live

Note que em cada uma das categorias há inúmeros aplicativos. Só para dar uma idéia, sob o item Desktop GIS você encontrará: GRASS GIS; QGIS; gvSIG Desktop; uDig; Kosmo Desktop; OpenJump GIS; SAGA; OSSIM (Processamento de Imagens); entre outros.

DOWNLOAD DO OSGEO LIVE DVD

Este DVD já está disponível para download gratuito a partir do site da OSGeo!Para fazer o download do OSGeo Live DVD, acesse a seção correspondente no site:

Se você optar por baixar o pacote completo, o arquivo terá 8GB, se for a versão mini, serão 4GB.

COMO USAR O OSGEO LIVE

Após baixar o arquivo, grave-o em um DVD ou utilize-o a partir de um pen drive. Para experimentar os aplicativos, realize os seguintes procedimentos:

  1. Inserir DVD ou pen drive no computador ou máquina virtual;
  2. Reinicie o computador. (Verificar a ordem dos dispositivos de boot;
  3. Pressione “Enter” para inicialização e login;
  4. Teste os programas partir do menu “Geospatial”.

Dica relacionadas com nossa postagem de hoje:

Fica ai, então, mais esta dica. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

7 thoughts on “OSGeo Live DVD: Distribuição Linux para Geoprocessamento

  1. Carlos Roberto disse:

    Anderson, saudações.

    Existe alguma diferença no uso do sistema operacional ao usar as ferramentas de GIS ??

    Se existe, qual seria a diferença principal ?

    1. Carlos, as vezes há pequenas mudança nas interfaces dos programas ou algumas variações de desempenho em determinadas tarefas.
      Abraço!

  2. Leonardo Felipe disse:

    Caro Anderson,
    Há algum tempo tenho procurado por uma distro voltada pra Geo. Acho q essa vai superar as minhas necessidades.

    Um abraço!

    Leonardo.

  3. Muito bacana essa iniciativa!
    E, Anderson, obrigado por nos disponibilizar essa informação!
    PS: Fazendo Donwload!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: