Gestão de Bacias Hidrográficas com SIG de Baixo Custo

Sistema de Informações Geográficas de baixo custo para Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas: Este foi o tema de uma monografia apresentada ao curso de especialização em Geoprocessamento oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Curiosamente esta monografia faz referência à tutoriais elaborados por mim para as áreas de SIG e Banco de Dados Geográficos. Nesta matéria irei tecer alguns comentários sobre esta publicação.

BACIAS HIDROGRÁFICAS E SIG

O trabalho tem como autor Moises Júnior da Silveira e apresenta uma metodologia para criação de SIG com plataformas open source e dados de domínio público para servir de instrumento na gestão de bacias hidrográficas. Como estudo de caso é abordada a bacia hidrográfica do Rio São João.

As principais fontes de dados são cartas do IBGE e imagens ASTER/MDT, que foram processadas nas plataformas gvSIG, Spring e TrackMaker dando origem à informações que caracterizam a bacia estudada quanto aos aspectos hídricos, morfológicos, sociais e administrativos.

Estas informações alimentam o banco de dados que é gerenciado pelo sistema PostgreSQL/PostGIS, integrado ao sistema de Geoprocessamento onde são realizados os trabalhos e consultas pelos usuários.

 Gestão de Bacias Hidrográficas com SIG de Baixo Custo

Os tutoriais de minha autoria que foram citados na monografia (veja no capítulo de referências) são:

A metodologia do trabalho se resume a seleção, processamento e conversão de informações, criação de um banco de dados geográfico e inserção das informações obtidas ao mesmo, conexão do banco a um sistema de processamento de dados georreferenciados e elaboração de um dicionário de dados apresentando os metadados do SIG. Ao final do trabalho apresenta-se a interface gráfica do sistema e alguns exemplos de aplicações voltadas para gestão de recursos hídricos.

Achou interessante o conteúdo do trabalho do Moisés? Clique no link abaixo para baixar a monografia:

Quero deixar registrado meus parabéns ao autor pelo excelente trabalho, que ilustra muito bem o poder de aplicação dos softwares livres para Geoprocessamento. E você? O que acha de ler mais e/ou comentar sobre SIG com software livre?

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

7 thoughts on “Gestão de Bacias Hidrográficas com SIG de Baixo Custo

  1. Pompilio Castiano Ambrosio disse:

    Ola Medeiros! Este tema sobre Gestão de Bacias Hidrográficas com SIG de Baixo Custo, e interessante e gostaria de obter mais informação ligado geotecnologia.

    Um abraço!

  2. Olá Anderson,

    você teria algum material especifico sobre uso do banco de dados em SIG? Algo como, primeiros passo e tal.
    Obrigado. Sempre acompanho seus posts.
    Abração

    1. Maurício,
      Pesquise o livro do INPE sobre Banco de Dados Geográficos e veja os tutoriais que temos aqui no site sobre integração de vários softwares de SIG com banco de dados, em geral com PostGIS.
      Abraço!

  3. Carlos Alberto Junior Spohr Poletto disse:

    Bom dia Anderson,

    Ótimo artigo. Poderíamos encaixar algum outro artigo sobre a parte de codificação de aplicações SIG, acho que casaria perfeitamente com esse seu post.

    Abraços.

    1. Sim Carlos, pode encaixar-se sim. Vocêm tem algo pronto sobre aplicação de open source neste campo? Um Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: