Tutorial Básico para Elaboração de Mapas no ArcGIS

Tutorial Básico para Elaboração de Mapas no ArcGIS

Estamos trazendo para vocês mais uma dica de livro digital que se propõe a servir de tutorial de introdução à produção de mapas no ArcGIS. Este material é um excelente recurso para aprendizado sobre produtos cartográficos em ambiente de programas de Geoprocessamento.

COMO FAZER MAPAS NO ARCGIS

O site Cartoteca Rafael Mas é uma biblioteca online especializada em todo tipo de materiais sobre cartografia, mapas (topográficos, geológicos, históricos, etc), cartas náuticas, fotografias aéreas, imagens de satélite, cartografia digital e assim por diante.

Eles disponibilizaram um excelente material sobre elaboração de mapas com o software ArcGIS. O material é bem completo e deve ser do interesse de muitos usuários que estão começando seus estudos sobre mapeamento usando programas para Sistemas de Informações Geográficas (SIG).

Tutorial de Nível Básico para Elaboração de Mapas no ArcGIS

O sumário do livro se inicia com capítulos introdutórios sobre SIG e o uso do ArcGIS. Aborda também o processo de busca por dados geográficos. Há explicações sobre a estrutura do shapefiles, ArcCatalog e ArcMap.

O material apresenta desde como carregar camadas de dados, passando pelo método para definição de um sistema de referência, soluções de problemas neste contexto, gerenciamento de ferramentas no ArcMap para mineração de dados, gravação de projeto, propriedade das tabelas até a preparação do layout final para impressão.

DOWNLOAD DE MATERIAL SOBRE ARCGIS

Você pode baixar gratuitamente este material gratuito a partir do link abaixo:

No total, este tutorial tem 48 páginas em seu arquivo. Todo o conteúdo é muito bem ilustrado. Você poderá aprender mais sobre o ArcGIS e seu potencial de uso a partir das seguintes dicas em nosso portal:

Agora, aguardamos os seus comentários.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

One thought on “Tutorial Básico para Elaboração de Mapas no ArcGIS

  1. Dandara Jesus Francisco disse:

    Olá Anderson, sou aluna de Mestrado em Arqueologia e Evolução Humana na Espanha e durante o curso tivemos algumas aulas de SIG, e agora temos que realizar um trabalho como parte da avaliação. Eu quero fazer mapas geológicos, hidrogeológicos de um depósito de formação natural, em Girona, onde estou desenvolvendo minha dissertação e da área urbana da cidade, porém não estou sabendo criar o mapa geológico corretamente, já baixei os arquivos a partir do Instituto de Cartografia e Geologia da Catalunha, e estou lendo seus materiais, são excelentes, espero solucionar minhas dúvidas com eles, mas como estou com um pouco de pressa, já que tenho que entregar o trabalho na sexta, te escrevo esse comentário. Gostaria que você me ajudasse possa me explicando o passo-a-passo, assim saberei se estou fazendo corretamente. Muito obrigada, Dandara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: