Como Fazer Mapas Temáticos no SuperGIS Desktop

Mapa SuperGEOComo preparar mapas temáticos em ambiente SIG? Esta é uma questão de grande interesse para quem trabalha com Geotecnologias. Cada vez mais os programas de Geoprocessamento, em especial no campo de Sistemas de Informações Geográficas, oferecem recursos muito práticos para elaboração de mapas que contribuem para melhor compreensão do espaço. Neste tutorial aprenderemos como gerar mapas temáticos no SuperGIS Desktop.

CONHEÇA MELHOR O SOFTWARE SUPERGIS DESKTOP

Você já conhece o programa de SIG da empresa SuperGeo, o SuperGIS?  Já apresentamos algumas de suas funcionalidades nas publicações disponíveis aqui em nosso site. Por sinal, os tutoriais aqui publicados foram os pioneiros em português do Brasil.

Como Fazer Mapas Temáticos no SuperGIS Desktop

Alguns dos tutoriais já disponíveis são:

Vejamos agora, neste exemplo, como gerar um mapa temático quantitativo neste ambiente de SIG.

FAZENDO CARTOGRAMAS NO SUPERGIS

Na demonstração a seguir iremos gerar um cartograma, uma espécie de mapa temático quantitativo, ou seja, iremos espacializar uma variável numérica.

Neste caso serão dados referentes à mortalidade infantil na cidade de São Paulo. Os dados tabulares estão integrados com a base cartográfica no formato shapefile (download).

Após adicionar os seus dados numa visualização no SuperGIS, clique com o botão direito sobre o nome da camada e acesse no menu flutuante a opção Propriedades…

SuperGIS DesktopNa janela a seguir escolha a aba Simbologia. Escolha o tipo de exibição, mapa, a ser utilizado. Para este exemplo, escolheremos a opção Graduação de Cores. Depois, clique em OK.

Propriedades da Camada - Simbologia do Mapa

A interface da aba Propriedades se altera de acordo com o tipo de mapa que deseja-se criar. Na imagem abaixo vemos a opção de escolha do campo que contém dos dados a ser tematizados espacialmente.

Escolha MORT_INFAN, bem como o número de classes que serão utilizadas na operação (neste exemplo usamos o padrão de 5 classes). Em Cor, escolha a rampa de cores desejada para sua aplicação. Depois, clique em Ok.

Montando Cartograma no SuperGIS

O mapa abaixo ilustra o resultado obtido. Vale lembrar que podemos alterar os valores, classes e cores de acordo com nossas demandas. O que achou do resultado?

Como Fazer Mapas Temáticos (Cartogramas) no SuperGISNão deixe de conferir outras dicas sobre mapeamento temático em ambiente computacional SIG. Temos diversos tutoriais publicados em nosso site:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

One thought on “Como Fazer Mapas Temáticos no SuperGIS Desktop

  1. Olá Anderson! Parabéns e muito obrigado pela iniciativa! Quero fazer um cartograma de uma tabela com Estados e Número de Empresas. Já tenho um shape para estados do Brasil e não consigo importar os valores… A minha ideia é ter um shape pra funcionar como molde para quaisquer valores que eu queira fazer cartograma. Obrigado pela solicitude!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: