Como Dissolver Geometrias no ArcGIS

Operação Dissolve no ArcGIS

A operação conhecida por Dissolve, também chamada de Agregação, consiste em um procedimento sobre dados vetoriais onde as fronteiras entre feições são eliminadas de modo a formarem uma única entidade. Esta união das geometrias é feita com base num campo de valor em comum entre os registros da tabela. Como fazer isso no ArcGIS?

USANDO A OPERAÇÃO DISSOLVE NO ARCMAP

Este tutorial é sobre um processo realmente simples, mas muito usual em projetos de Geoprocessamento. Os dados que iremos utilizar é o mesmo de outros de nossos materiais. Trata-se de um shapefile com a divisão municipal da Paraíba (223 feições). Para baixar o arquivo, clique aqui.

Note na imagem a seguir que na tabela de atributos há um campo chamado Nome_Meso. Esta coluna possui quatro classes temáticas (valores diferentes): Sertão Paraibano, Mata Paraibana, Borborema e Agreste Paraibano. A ideia é dissolver as centenas de polígonos em apenas 4 entidades.

Como Dissolver Geometrias no ArcGIS

Acesse o menu Geoprocessing e escolha a opção Dissolve. Note que, como mostrado na imagem a seguir, o próprio ArcMap já indique a utilidade da ferramenta ao dizer que ela é usada para agregar feições tendo por base um atributo específico.

Dissolve no ArcGIS

Quando a janela Dissolve for aberta, indique em Input Features qual é a camada que deseja trabalhar. Em Output Feature Class indique o nome da nova camada e o local onde ela deve ser armazenada.

Não esqueça de marcar o campo que será usado para o processamento das geometrias. Vale lembrar que neste exemplo estamos interessados em usar como referência o campo Nome_Meso. Por fim, clique em OK.

Tutorial: Operação Dissolve no ArcGIS

A figura que apresentamos na sequência exemplifica o resultado obtido. É importante ressaltar que a qualidade do produto gerado está diretamente relacionada com os dados de entrada. Se seu arquivo inicial possuir falhas de topologia (ilhas topológicas, por exemplo), isso afetará a operação.

Como Usar a Operação Dissolve no ArcGIS

Antes de concluir, é interessante recordar que este não é o único meio para dissolvermos geometrias no ArcGIS. As outras formas poderemos apresentar em tutoriais futuros.


ARTIGOS, TUTORIAIS E E-BOOK SOBRE USO DO ARCGIS

Gostaria de saber qual desses conteúdos você mais gosta de consumir em nosso site sobre ArcGIS: Tutoriais, dicas de leitura de artigos sobre aplicação prática ou manuais e e-books sobre o programa?

Agradecemos desde já seus comentários sobre este questão acima e aproveitamos para recomendar o acesso e consulta aos seguintes materiais:

Fiquem à vontade também para dar suas sugestões de tema para futuros tutoriais e outras postagens!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: